O Feirão Limpa Nome da Serasa ofertou condições especiais de pagamento para os consumidores nessa Black Friday. No entanto, quem não conseguiu aproveitar as ofertas ainda poderá renegociar dívidas com o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.
Leia mais: Saiba quais pendências você detém no CPF com o Extrato Serasa.
O Mutirão é realizado por meio de uma parceria entre o Banco Central, a Febraban, a Senacon e os Procons de todo o país. Com isso, as instituições financeiras que estão participando do mutirão ofertam condições especiais para a renegociação de dívidas. Os consumidores que optarem por limpar o nome durante o evento poderão ter descontos no valor da dívida, taxas de juros menores e parcelamento especial.
Dessa forma, os brasileiros que possuem dívidas com cartão de crédito, cheque especial, cartão consignado, empréstimos e outras linhas de crédito poderão renegociar os valores devidos e regularizar o CPF.
Como participar do Mutirão?
Mesmo tendo o mesmo intuito do Feirão Limpa Nome da Serasa, o Mutirão se diferencia em relação a dinâmica de negociação. Enquanto o Feirão da Serasa ofertava um valor pré-estabelecido para a quitação da dívida, o mutirão irá pedir para que o devedor apresente uma proposta de negociação.
Com isso, o consumidor deverá negociar diretamente com o Banco ou por meio do portal ConsumidorGovBR. Dessa forma, a instituição terá até 10 dias para analisar a proposta e informar se concorda ou não com o valor ofertado para a quitação.
Ademais, é possível verificar a lista de dívidas no CPF de alguém por meio do site do Banco Central. Para realizar a consulta, basta acessar o Registrato, uma plataforma desenvolvida pelo BC que lista todas as pendências no CPF do brasileiro em todas as instituições financeiras. Desse modo, será possível ver o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).
Por fim, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, afirmou que o mutirão tem o intuito de ajudar os cidadãos a reequilibrarem suas finanças e os ajudar com a renegociação das dívidas. Além disso, a plataforma do Mutirão oferta também assuntos relacionados a educação financeira para evitar um novo endividamento do cidadão.