A maneira como somos criados pelos nossos pais torna a nossa vida um reflexo das relações iniciais. É por isso que algumas inseguranças surgem desde muito cedo e têm influência na vida adulta. Pode ser que – graças à imaturidade – você nem note, mas tenha sofrido abuso emocional na infância. Saiba agora como identificar.
Leia mais: Seu gato pode estar ‘emocionalmente’ machucado; 5 coisas que ele odeia
As marcas ficam para o resto da vida. Elas influenciam não só a sua relação com a família como também com as demais pessoas. Nem sempre os pais se dão conta das consequências de tais atitudes e agem até mesmo sem pensar ou considerar que estão errando. O futuro é que mostrará o que, de fato, eles fizeram.
Abuso emocional
Situação de abuso emocional pode despertar sentimentos como insegurança e baixa autoestima.
Veja alguns sinais:
Medo de falar com os pais
Algumas pessoas sentem uma total vulnerabilidade. Mesmo quando estão ao lado dos pais, que tanto deveriam passar segurança e acolhimento, as pessoas que sofreram abuso emocional na infância sentem medo ao se relacionar, ao dizer o que pensam ou desejam.
Críticas severas
Muitos pais querem deixar claro para os filhos que eles não são perfeitos. Apesar disso, eles exageram na dose de crítica sem notar que podem provocar uma enorme baixa autoestima nos filhos desde muito cedo. Eles podem absorver as críticas de uma maneira totalmente negativa e vão se sentir sempre inferiores.
Dificuldade em se expressar
Se você tem dificuldade de se expressar com os seus pais, é sinal de que o diálogo não esteve presente em boa parte da vida de todos enquanto família. Caso contrário, você se sentiria mais confortável em conversar com eles sobre tudo, até para pedir ajuda, conselhos e compartilhar experiências.
Dificuldade em entender o que eles sentem
Perceba como tudo está muito interligado. Se você não dialogava com o seus pais na infância, dificilmente irá conseguir entender a forma como eles sentem. A relação com eles é sempre carregada de muito peso e mistério. Ninguém se abre de verdade.
Falta espaço
Todos temos a individualidade e merecemos respeito. Se nota que isso não acontece na relação com os seus pais, saiba que este é um sinal de que não houve espaço para se expressar em várias etapas do seu desenvolvimento. Esse também é um grande indicativo de abuso emocional.