Você provavelmente já teve que responder a alguma pergunta bem indiscreta partindo de alguma tia e isso costuma acontecer nos almoços de fim de ano. No entanto, para não deixar de participar das festividades é importante saber de algumas atitudes que podem te salvar de situações desconfortáveis. Lembre-se que ninguém deve ser obrigado a dar satisfações das próprias escolhas, mas manter a calma pode evitar que a atmosfera fique pesada.
Veja também: Novo filme de Natal da Netflix já é considerado ‘o melhor de todos os tempos’
Estas dicas vão te ajudar a fugir das vergonhas do final de ano
Sorria para quem tentar te constranger
Se alguém estiver tentando te deixar mal, olhe nos olhos e sorria, demonstrando não se importar. Isso afasta qualquer um que queira te colocar para baixo, apontando seus erros, pontos fracos e outras críticas.
Não se cale caso seja ofendido
Ofensas mais graves devem ser respondidas, mas não com violência, mas explicações. Ressalte que você não está se sentindo bem e as palavras foram ofensivas, dando exemplos de outras abordagens.
Deixe de lado determinados assuntos
Independente dos seus interesses, alguns temas são tão sensíveis que é quase impossível não causar confusão. Se até futebol, motivo de descontração, às vezes gera desentendimentos, tenha cuidado com o discurso adotado.
Procure criar momentos divertidos
Ficar sentado no sofá apenas saboreando as refeições não é tão divertido, então aproveite que todos estão reunidos e proponha jogos, amigo secreto e coloque uma música para curtir a passagem do ano.
Pense antes de falar qualquer coisa
Coloque-se no lugar do outro antes de fazer uma pergunta, mantendo uma postura respeitosa. Acolha quem estiver passando por um período complicado e evite julgar as visitas à primeira vista.
Tenha cuidado ao comer e beber
É comum exagerar na comida e na bebida nas festividades, mas não é nada adequado. Essas atitudes não são nada elegantes e você ainda pode passar mal, com desconforto no estômago e sobrecarga do fígado, causando preocupação nos demais.
Foto: Antonio Guillem/Shutterstock