Na última semana, uma grande chuva deixou mais de mil moradores do Espírito Santo e da Bahia desabrigados. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, uma pessoa morreu devido as enchentes dos últimos dias. 3.238 estão desalojadas e 813 desabrigadas. Assim, a Defesa Civil realizou uma nova previsão e emitiu alerta de chuvas intensas para Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
Leia também: Chuva e La Niña: o que esperar o tempo em dezembro.
Além das cidades que sofreram com grande volume água no Espírito Santo, 17 municípios catarinenses decretaram situação de emergência também devido as chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as chuvas permanecem no início desta semana, com riscos de alagamento, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Dessa forma, a previsão é de acumulados entre 30 a 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 durante todo o dia, tanto para o sul da Bahia quanto para o Espírito Santo.
Chuvas fortes da Bahia
De acordo com os dados divulgados pelo Governo da Bahia, são 495 desabrigados e 8.786 desalojados devido as chuvas fortes da última semana. Não há registros de óbitos ou desaparecidos. Além disso, o total de atingidos chega a 65.515 pessoas, distribuídas entre 50 municípios.
Do total, 16 cidades decretaram situação de emergência durante o fim de semana, dentre elas estão: Teodoro Sampaio, Baixa Grande, Itabuna, Ibicuí e Nova Viçosa. Devido a isso, diversos trechos de rodovias estaduais e federais foram interditadas, como no caso da BR-101. Ademais, a BR-30 conta com interdição parcial no quilômetro 734,5, em Boa Nova, devido um desmoronamento. Com isso, está permitido a passagem apenas de veículos de emergência e de pequeno porte.
Por fim, as rodovias estaduais já estão recebendo reparos emergenciais, possibilitando a normalização do tráfego. Somente os trechos da BA-690, em Itamaraju, permanece interditado devido o rompimento de dois bueiros. Além dele, a ponte sobre o Rio do Sul, que liga Itamaraju à Vereda, cedeu e permanece com alto nível de água.