Piloto de avião pode dormir a bordo? Desvende os mistérios da cabine

Existem muitos detalhes envolvendo os serviços de viagem que as pessoas nem sequer imaginam, principalmente aqueles que envolvem a cabine.



Para ser piloto de avião é preciso ter muita responsabilidade, dado os riscos que uma simples desatenção pode causar. A tecnologia vem ajudando esses profissionais a se orientar quanto às rotas e informações técnicas, então o serviço vem sendo flexibilizado. Se antes o voo dependia exclusivamente do comandante, parte da cabine também fica ligada a um computador. 

Veja também: Sua cabeça explodiu! Influencer vive susto durante viagem de avião

Os pilotos podem tirar uma soneca 

Ao longo do tempo, os aviões foram ficando cada vez mais sofisticados, assimilando várias ferramentas. O comando automático, por exemplo, dispensa a atenção plena durante longos trajetos, principalmente aqueles com menos turbulências e outros imprevistos. Dessa maneira, é possível saber o momento certo para fazer uma pausa, dormindo alguns minutos. 

Entenda quais são os tipos de voos 

  • Simples: dois pilotos compartilham um turno de 12 horas sem descanso e interrupções, com pausas breves para alimentação que acontece na própria cabine. 
  • Composta: dois comandantes acompanham um turno de 16 horas, sendo um copiloto, podem sair um de cada vez para descansar e fazer um intervalo. 
  • Revezamento: dois comandantes e dois copilotos chegam a ficar até 20 horas no avião, então eles têm mais liberdade para revezar e sair, obtendo maior flexibilidade. 

Alternância de algumas regras 

A alternância de regras tem a ver com o grau de atenção exigida no comando de determinada viagem. Por exemplo, um profissional que passa por um voo mais simples, recebe treinamento e consegue realizar todo o percurso sem tantas pausas. No entanto, aqueles voos transatlânticos que ultrapassam oceanos exigem longas horas e permitem intervalos prolongados. 

Medidas de segurança 

Conforme mencionado, os painéis de comando são conectados a outras centrais de controle e monitoramento. Então mesmo que o piloto tenha algum problema ou cansaço, o sistema continua funcionando a partir do GPS. A divisão dos tipos de voo é importante e garante que todos estejam em segurança e os funcionários não tenham desgastes físicos e emocionais. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário