Atualmente, o conhecimento em relação a intolerâncias alimentares tem avançado significativamente. No entanto, os pesquisadores seguem fazendo um esforço para associar os hábitos dos pacientes a determinados desconfortos. Por exemplo, aqueles que sofrem de artrite reumatóide devem retirar alguns ingredientes das refeições, buscando reduzir as dores.
Veja também: Descoberta a fruta da felicidade! Saiba porque ela vai te deixar mais feliz
Por que alimentos naturais podem fazer mal?
Conforme mencionado acima, tudo que uma pessoa consome gera alguma reação no metabolismo, seja positiva ou negativa. Determinadas ervas podem causar intoxicação se forem servidas em grande quantidade. Indepenente do componente, os órgãos precisam processá-los e na falta de enzima adequadas, deixa de digerir determinadas moléculas, gerando incômodos diversos.
Uma pesquisa da Physicians Committee
Duas mil pessoas foram submetidas a uma análise publicada pela Physicians Committee, levando a algumas considerações. Aquelas que consumiam mais carne vermelha, gordura, sal, açúcar e cafeína sentiam os sintomas da artrite de maneira agressiva. Fora isso, o que surpreendeu os especialistas foi a relação do consumo de duas frutas com a piora da dor: maçã e tomate.
Dores crônicas e a relação com a alimentação
A maçã e o tomate agravam o quadro inflamatório e consequentemente pioram o estado daqueles que sofrem com reumatismo. Ainda não há uma explicação exata se a produção de frutos transgênicos ou cheio de agrotóxicos levou a essa situação. Da má alimentação ao consumo exagerado de certos elementos, as explicações nem sempre se restringem a um único fator.
O acompanhamento nutricional faz diferença
Além de consultar um médico capaz de compreender seu quadro clínico, o nutrólogo ou nutricionista também consegue avaliar quais são os alimentos que você deve evitar. Adaptar-se a suas necessidades nutricionais é importante para garantir que sua saúde esteja sempre em segurança. Reduza o risco de problemas futuros e comece a tratar o quanto antes queixas pontuais.
Observe se após comer algum alimento seu estado de saúde piorou ou melhorou e houve alguma reação adversa, anotando todos os detalhes para não esquecer ao revelar o que pensa na consulta.