Pesquisas sobre os costumes e leis do Catar tiveram um grande aumento nos últimos meses com a realização da Copa do Mundo no país. Mesmo aqueles que não vão assistir ao mundial, ficaram curiosos sobre como são as regras dos país, que ganharam uma notabilidade na mídia.
Veja também: É Copa do Mundo: veja como gelar sua cerveja em poucos minutos com este método
Algumas atitudes, que são comuns no Brasil, no Catar são consideradas ilegais. Aqueles que já estão nos locais de realização dos jogos já devem estar cientes de algumas dessas regras.
1 – Sem álcool, drogas e conteúdos adultos
Essa é uma polêmica envolvendo diretamente o mundial. Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo, foi proibido o consumo de álcool dentro dos estádios. O único lugar onde o álcool pode ser consumido são as fan fests.
Conteúdo adulto e qualquer tipo de droga, até mesmo o cigarro eletrônico, são estritamente proibidos no país. É feita a checagem das malas, para certificar-se de que coisas “moralmente ilegais” não estejam indo junto.
2 – Homossexualidade
Nesse ponto, é bem provável que você já tenha escutado e lido diversas manifestações em respeito ao tema. Essa é uma das duras críticas ao país árabe.
Até mesmo em partidas de futebol, houve um impedimento que Harry Kane, atacante inglês, entrasse em campo com a braçadeira “One love” que pedia respeito a comunidade LGBTQIA +. Outra manifestação dentro de campo foi da seleção da Alemanha.
3 – Tirar fotos sem autorização
Não tire fotos de pessoas desconhecidas. Peça sempre uma autorização para tirar. Em lugares especiais, com um significado histórico e religioso, não é permitido tirar fotos. Somente jornalistas, com autorização já emitida pela Agência de Notícias do Catar, têm tal benefício.
4 – Evitar afeto em público e cuidado com a vestimenta
Sem abraços e beijos. Mesmo sendo um costume que temos no cotidiano, no país não é algo bem visto quando feito em público. Agora, sobre as vestimentas, os homens que vão ao Catar não podem exibir o peitoral e as coxas quando estão em público. Para as mulheres, a indicação é camisetas e saias abaixo do joelho. Ou seja, é preciso evitar decotes, mini blusas e roupas transparentes.