O modelo Song Plus DM-I chegou ao Brasil e já encanta diversos consumidores que buscam por um SUV elétrico. O carro fabricado pela chinesa BYD se destaca por ser capaz de rodar 1 mil km sem precisar recarregar. Pelo menos é o que informa a própria marca responsável pelo modelo.
Veja também: Hábitos que DETONAM o carro: 9 erros mais comuns entre os motoristas
Ainda segundo as informações da fabricante, o preço do novo modelo de SUV elétrico gira em torno dos R$ 269.990. Ele é o primeiro carro híbrido plug-in da marca com bateria que pode ser carregada em tomada residencial normalmente.
SUV elétrico pode rodar 1 mil km sem precisar ser carregado
O motor elétrico do DM-I é utilizado sempre em distâncias curtas, no entanto, os aparatos tecnológicos de última geração também funcionam junto com o motor à combustão. Ao todo, existem três modos de funcionamento do SUV elétrico; são eles:
- EV: quando desliga a combustão;
- HEV paralelo: quando calcula a utilização mais eficiente;
- HEV em série: quando mantém os dois modos ligados.
Ao contrário do que muitos esperavam, o motor a combustão serve como auxiliar para o grande propulsor elétrico. Normalmente, os veículos híbridos atuam de maneira inversa.
O carregamento completo da bateria de 8,3 kWh demora cerca de 2 horas e meia se for plugada a uma tomada de 3,3 kW.
SUV elétrico está no Brasil
Desta vez, o público brasileiro pode se animar, porque o SUV elétrico foi lançado em território nacional e vem com motor de 179 cv de potência e 32 kgfm de torque. Mais do que isso, o modelo consegue alcançar a velocidade de 100 km/h dentro de apenas 8,5 segundos. Se utilizar o motor elétrico apenas, a autonomia total gira em torno de 51 km. Quando combinado os dois motores, ele pode rodar 1.000 km sem precisar abastecer ou carregar.
Alguns dos diferenciais do modelo estão no ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, câmera 360° e assistente de partida em rampa.