Imagine a seguinte situação: você está gostando de uma pessoa, aparentemente muito bonita e você se sente atraído por ela. Papo vai e papo vem, você fica inseguro em saber se a pessoa que você está falando é real ou se é um perfil fake com a foto de uma famoso.
Veja também: Instagram ou TikTok? Nada disso! Apple elegeu ESTE o melhor app de 2022
Existem maneiras de você pesquisar essa pessoa, aquela que aparece na foto, sem sequer saber o nome real dela. Isso ajuda a identificar perfis falsos e a não ser enganado nas redes sociais.
Como posso fazer para identificar fakes?
Vamos pensar em duas possibilidades:
Pesquisa para saber se a pessoa que você está conversando é fake
Pelo computador:
- Tire um print ou salve a imagem da pessoa
- Entre na pasta em que o arquivo está salvo
- Acesse o Google Imagens.
- Clique na terceira opção, a da câmera.
- Coloque a foto desejada
Vai aparecer a foto que foi utilizada e quais meios de comunicação usufruíram da mesma imagem. Acima, o Google mostra quem é o famoso. Faça isso sempre que ver um perfil que você supõe ser fake.
Algumas imagens, de pessoas bonitas, mas não conhecidas, podem ser adquiridas em ‘banco de imagens’ e enganam a nós, mas não a tecnologia. Já, pelo celular: a maneira mais prática é pesquisar o “Google Lens” na aba de pesquisa dos aplicativos. O processo vai ser idêntico.
Você não quer que sua imagem seja usada por terceiros
Agora, por prevenção ou por pura curiosidade, você quer saber se algum perfil está utilizando sua foto, recomendamos o mesmo processo. Existe outro caso que é o seguinte: pesquise o seu nome, ache uma foto sua, que deve estar em alguma rede social, lá nas imagens do Google e vá até os relacionados.
Caso apareça fotos de pessoas totalmente aleatórias, sem envolvimento com você, teoricamente, a sua imagem não está sendo repetida sem a sua permissão em outros meios na Internet.
Foto: Elena_Goncharova/Shutterstock