O final de 2022 chegou com alertas de chuva que surpreenderam. A época é muito aguardada pelos brasileiros devido às grandes comemorações, como a do Natal e a famosa virada do ano, ambas conhecidas por reunir amigos e familiares. Alguns planos devem ser repensados, no entanto. O tempo pode atrapalhar e muito! Veja previsão.
Leia mais: Recebeu a mensagem do PIX de Natal do Nubank? Confira se ela é falsa
Previsão para dezembro
A tendência de haver precipitações é fortalecida devido à atuação de alguns fenômenos climáticos no país, como é o caso do La Niña. Não é para menos que dezembro começou com muita chuva, apenas não o suficiente para diminuir as expectativas dos brasileiros por dias de sol no recesso de fim de ano.
O que está previsto é de que os números subam neste último mês na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul. Já no Centro-Norte, eles ficarão mais baixos do que a média usual da localidade, principalmente no interior. No Norte e no Nordeste, destinos muito visados nessa época, as temperaturas também ficam abaixo do usual.
Influência do La Niña
O fenômeno continuará influenciando os números no decorrer do mês de dezembro e também aumentará as probabilidades de chuva. É previsto que o tempo no Centro-Sul do país não seja alterado. Sendo assim, o aquecimento do Atlântico Sul favorece as chuvas no litoral, porém apenas para as regiões Sul e Sudeste.
Além disso, a expectativa para o fim do ano é de que as chuvas intensas prevaleçam no Norte e no Nordeste, exceto na segunda semana de dezembro. Isso ocorre devido a zona de convergência do Atlântico Sul, que provoca alterações no clima e gera um alto risco de tempestades para os locais citados.
O local que mais contará com altas temperaturas será o sul, garantindo o calor especialmente para os gaúchos. Por fim, é necessário que os brasileiros fiquem atentos às previsões do tempo para este último mês com o intuito de garantir a segurança e adequar os planos de celebrações.