scorecardresearch ghost pixel



Manual para o fim do ano: 7 dicas para não engordar com tanta comida

Os reencontros familiares que acontecem entre o Natal e o Ano Novo são repletos de fartura e não é nada fácil controlar o apetite. Mas é preciso ter cuidado com a balança.



É impossível imaginar um banquete de confraternização com amigos e parentes sem sobremesas e pratos robustos. Ainda que seja um momento especial, o equilíbrio alimentar deve continuar sendo uma prioridade na sua vida. Jamais esqueça que um simples deslize está totalmente ligado ao seu estado emocional e capacidade de fazer escolhas saudáveis em situações adversas. 

Veja também: Vilões da dieta? Nada disso! Estes 5 carboidratos ajudam a emagrecer

Confira algumas dicas para não se arrepender no fim do ano 

Mantenha distância 

Fique longe das mesas que têm alimentos considerados gordurosos e açucarados, buscando conversas e se distraindo. Desvie o seu foco, porque ainda que seja difícil, sempre há uma opção mais saudável entre os aperitivos. 

Não exagere

Monitore a quantidade de bolos, tortas e outras massas, dado que em ocasiões felizes muitos não têm o costume de observar os próprios hábitos. Considere pensar duas vezes antes de pegar aquele docinho que parece saboroso. 

Evite bebidas muito doces

Refrigerantes e até drinks alcoólicos podem ser perigosos, já que concentram muito açúcar, elevando seu índice glicêmico. Nesse caso, o corpo fica sem energia e sua predisposição a consumir carboidrato aumenta. 

Estabeleça metas
Por sua conta ou buscando ajuda médica, identifique a quantidade de calorias que você pretende alcançar. Essa tarefa pode parecer difícil no começo, mas aos poucos a mentalidade se molda no sentido de pensar no déficit calórico. 

Consuma alimentos leves no dia seguinte 

A ressaca e a sensação de inchaço no estômago devem ser evitadas, mas acaba acontecendo. Dessa forma, faça refeições leves no dia seguinte, optando por saladas, sucos naturais e o tradicional arroz e feijão. 

Fuja das más influências 

Distancie-se daqueles que te incentivam a beber, comer demais e ignoram sua responsabilidade alimentar. De preferência, aproxime-se das pessoas que têm o mesmo objetivo que você.

Beba bastante água 

Seja antes ou depois das festividades, a água é fundamental para uma boa digestão, recuperação rápida após a ressaca e controle do apetite. Leve sua garrafa e deixe-a por perto, mantendo-se hidratada.

Foto: katiko.dp/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário