Tem mais uma novidade chegando app de mensagens instantâneas mais famoso entre brasileiros. A Meta está preparando a criação de mensagens de texto de visualização única, ou seja, que somem depois de serem lidas uma vez. O recurso é semelhante ao de vídeos e fotos autodestrutivas, já presentes no app.
Leia também: Como bloquear um contato no whatsapp secretamente
Segundo o WABetaInfo, que trouxe a informação com exclusividade, a novidade já está em desenvolvimento, mas seu destino não é certo ainda. Isso porque a Meta, dona do WhatsApp, ainda não se manifestou sobre como o recurso será aplicado e quando.
Com a novidade, será possível o envio mensagens que seriam lidas somente uma vez, uma proposta que beneficia o compartilhamento dados sensíveis entre os usuários.
Assim, depois de fechado, o texto não poderia ser visualizado novamente, nem ao menos compartilhado ou encaminhado para outras pessoas.
Mensagens de visualização única foram descobertas em teste
Assim como em outras exclusivas, o site WABetaInfo descobriu a mudança através de engenharia reversa. Ao analisar o código da versão beta do app, um analista do site viu um aviso em pop-up de “Texto expirado. Esse texto expirou. Por favor, peça ao [contato] para reenviá-lo” que estava sendo utilizado no código de testes do aplicativo de mensagens.
Vale lembrar que atualmente, existe um recurso de limitação de tempo de visualização de mensagens no WhatsApp, o que inclui texto. Os envios podem desaparecer em 24 horas, 7 dias ou 90 dias e isso vale para chats privados ou grupos.
No entanto, mensagens de visualização única de texto ainda são só expectativa. Hoje é possível enviar mensagens autodestrutivas com fotos e vídeos apenas.
Neste mês de dezembro, o WhatsApp liberou, de forma oficial, outra novidade: o uso de avatares. Desde o dia 7, é possível criar avatares personalizados, que vêm com 36 figurinhas que refletem várias emoções e ações diferentes. Além de ilustrarem as mensagens, os avatares podem ser usados até mesmo como foto de perfil do aplicativo.