Está acabando: Saiba se você tem direito ao saque EM DOBRO do PIS/Pasep

Prazo para solicitar o resgate dos recursos termina no fim de dezembro. Milhões de brasileiros ainda podem.



Você sabia que pode ter dinheiro te esperando nos maiores bancos do país? Esse é o caso de milhões de brasileiros que ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep e estão perdendo a chance de garantir os recursos ainda em 2022.

Leia mais: Farmácia Popular ganha R$ 2,1 bilhões a mais em relatório do Orçamento

Neste ano, o governo federal liberou duas rodadas de saque ao benefício, que é um direito dos trabalhadores formais (com carteira assinada) do país. Dessa forma, muita gente pode fazer um resgate em dobro nos próximos dias.

Para não perder a chance de passar o fim de ano com grana no bolso, o interessado deve solicitar o abono até o dia 29 de dezembro. Entenda como funciona, quem pode pedir e como sacar o PIS/Pasep.

Quem pode fazer o saque em dobro?

O abono PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 foi liberado no início deste ano para milhões de brasileiros, já que houve atraso no calendário anterior. Também houve pagamento do benefício referente a 2019, que está disponível novamente para quem esqueceu de sacar na época em que ele foi pago pela primeira vez.

Para receber, o trabalhador deve cumprir apenas quatro requisitos:

  • Ter trabalhado para pessoa jurídica por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano em questão;
  • Ter recebido mensal média de até dois salários mínimos no ano-base;
  • Estar com os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social; e
  • Estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos no ano considerado para a apuração.

A Caixa Econômica Federal é o banco que cuida dos pagamentos do PIS aos funcionários da iniciativa privada. Já o Banco do Brasil administra o benefício Pasep dos servidores públicos.

Como receber o dinheiro

Se você se enquadra nos requisitos, pode consultar os valores e demais informações sobre o abono salarial pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou telefone da Central Alô Trabalho, no número 158. Outra opção é entrar em contato diretamente com o banco pagador.

No caso do PIS/Pasep de 2019, é necessário enviar um pedido de reemissão do crédito. O cidadão pode comparecer a uma unidade regional do Ministério do Trabalhou para solicitar, ou enviar um e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br (trocando “uf” pela sigla do estado onde mora).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário