Golpes e fraudes envolvendo cartões de crédito estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil. Em muitos casos, as vítimas têm uma coisa em comum: são clientes do banco digital Nubank e utilizam o “roxinho”.
Leia mais: Mega da Virada: quanto rende os R$ 450 milhões na conta do Nubank?
A empresa tem uma espécie de manual com informações sobre o que o usuário deve fazer em caso de perda, roubo ou furto do cartão. As atitudes evitam prejuízos maiores e resguardam o indivíduo caso suas credenciais sejam usadas para aplicar outros golpes.
O primeiro e mais importante a se fazer após uma situação de perda ou roubo é bloquear o produto. Antes de concluir o procedimento, o cliente deve saber as seguintes coisas:
- O cartão bloqueado não poderá ser utilizado em novas transações;
- O bloqueio manual é temporário, sendo possível desbloquear o cartão posteriormente;
- Em caso de perda, é possível solicitar uma nova via;
- Quem pede o bloqueio manual é o próprio usuário.
Formas de bloquear o cartão do Nubank
A seguir, veja quais são as formas de ter o cartão de crédito roxinho bloqueado.
Automaticamente
Quando o banco entende que a transação é suspeita, ele mesmo bloqueia o produto e impede que a compra seja concluída. É o caso, por exemplo, de uma pessoa que só compra itens baratos, mas em determinado momento passa uma compra no valor de R$ 10 mil.
Em situações como essa, o Nubank envia uma mensagem notificando sobre o procedimento preventivo e perguntando se o cliente reconhece aquela compra. Caso não reconheça, a instituição oferece atendimento imediato via chat.
Manualmente
Conforme mencionado, o próprio cliente pode solicitar o bloqueio do cartão no aplicativo. É só acessar o menu “Meus cartões”, escolher a opção desejada e clicar em “Bloquear”. O sistema vai solicitar a senha para realizar a ação, que é temporária e reversível.
Por telefone
Caso o usuário que perdeu ou teve o cartão roubado não tenha acesso à internet no momento, poderá solicitar o bloqueio pelo telefone. O número de atendimento do Nubank é o 0800 591 2117.