Com a chegada das festas de fim de ano, é bom ficar de olho na previsão do tempo para que nada atrapalhe as comemorações. Se você vai reunir a família do lado externo da casa, por exemplo, é importante conferir se vem ou não chuva pela frente para não ter uma surpresinha nada agradável.
Leia mais: Previsão do tempo: verão começa com previsão de chuva, frio e ciclone
Veja então o que está previsto para os próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que se espera é que haja chuva nas festas de fim de ano. O tempo “está para água” até o dia 3 de janeiro. Ao menos é o que deve acontecer entre o Espírito Santo e o norte de Mato Grosso até a região Sul do país.
Como estará o tempo no fim de ano?
Na região norte do Nordeste, assim como no Sul do país e em Roraima, o tempo seco deve prevalecer. De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode chegar a 50mm em algumas áreas, a exemplo do Centro-Sul do Amazonas e também no Leste do Acre. As temperaturas podem mudar.
Já no Sul do Pará e em Tocantins, o volume pode chegar a 150mm. Para quem está no Sul do Maranhão e Piauí, o volume de chuva deve ser maior que 50mm no oeste da Bahia, este estado com ainda mais água: cerca de 80mm.
É importante se preparar, já que o tempo pode mudar a qualquer hora do dia. No sul da Bahia, a chuva acumulada pode ser de 150mm. Quem vive no Centro-Oeste brasileiro deve esperar que o fim de ano tenha uma mistura de chuva e sol, então é preciso se programar para tudo.
O volume pode passar de 150mm na parte central e norte de Mato Grosso e Goiás.
No sul da região Centro-Oeste, os volumes são mais baixos. No Mato Grosso, não passa de 40mm no extremo norte. Nas demais áreas do estado, não deve chover. No Sudeste e Sul do Brasil, é esperada chuva de 50mm no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro. Para o sul, a situação é parecida.
Há previsão de pancadas de chuva, mas o tempo seco deve prevalecer nos demais dias.