Os ovos são um alimento saudável e versátil presente nas dietas de muitas pessoas. Embora eles sejam muito parecidos uns com os outros, os ovos brancos e os ovos marrons são diferentes na origem e nos nutrientes. Portanto, ambos costumam ser excelentes opções para incluir em pratos saudáveis, como omeletes ou ovos mexidos, principalmente por serem uma ótima fonte de proteínas.
Veja também: Os 7 PROIBIDOS! Micro-ondas não é lugar para estes alimentos
A importância de comer ovo diariamente
Consumir ovo diariamente traz diversos benefícios para a saúde, pois oferece alta quantidade de proteína, vitamina A, vitamina B12, vitamina B6, vitamina D, ômega-3 e outras vitaminas e minerais que contribuem para o funcionamento do organismo. O consumo de ovos ajuda a melhorar a saúde do coração, baixa os níveis de colesterol no sangue e estimula a imunidade.
Principais diferenças entre ovos brancos e marrons
- Origem: ovos marrons geralmente são originados de galinhas marrons, enquanto ovos brancos vêm de galinhas brancas.
- Nutrientes: ovos marrons tendem a conter mais ácidos graxos ômega-3 do que os ovos brancos.
- Sabor: ovos marrons costumam ter um paladar mais intenso que os brancos.
- Textura: a textura de uma casca de ovo marrom tende a ser mais dura e difícil de quebrar em comparação a uma casca de ovo branco.
- Composição: a cor da pele externa é diferente entre os ovos marrons e brancos e isso também se reflete na composição do ovo. O ovo marrom contém mais melanina e outras substâncias, enquanto o ovo branco contém mais proteínas.
- Preço: ovos marrons normalmente possuem um custo mais elevado que os brancos uma vez que as aves utilizadas para produzi-los têm um custo maior.
A qualidade que explica preços mais altos
Além da diferença nas raças de aves, também há uma distinção na qualidade dos ovos. A maioria dos ovos marrons é orgânica, pois essas galinhas de penas amarronzadas vivem em condições livres de estresse, com vacinas orgânicas e alimentação livre de pesticidas.
Os ovos brancos, por sua vez, normalmente são provenientes de fazendas industriais, focadas na produção em grande escala, pelas condições mais produtivas.