Com as festas de fim de ano, muitos brasileiros decidem pegar as estradas para viajar, então é preciso ficar de olho nos pedágios, visto que foi aprovado um reajuste no valor das tarifas cobradas em alguns estados. O ideal é consultar os preços antes de sair de casa e garantir que esteja com dinheiro suficiente para arcar com os custos.
Leia mais: Viajar gastando pouco: lugares MARAVILHOSOS para uma viagem barata
Entre aqueles que sofrem um reajuste, temos os que estão presentes nas rodovias BR-76 e BR-101, que ligam o Paraná ao litoral de Santa Catarina. Em resumo, os valores tiveram um aumento de 14,63%. Os pedágios do estado de São Paulo, por sua vez, sofreram um aumento de 11,73%.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as mudanças ocorreram devido às revisões contratuais. Elas tinham o intuito de garantir o equilíbrio econômico financeiro entre o contrato estabelecido e a correção frente à inflação.
Como verificar o preço dos pedágios?
Para saber qual é o valor que está sendo cobrado, o motorista pode utilizar os aplicativos de GPS para descobrir qual será o seu gasto com a tarifa. Além disso, também é possível verificar o tráfego do local, a distância que será percorrida e qual o melhor caminho a ser feito.
Sendo assim, dá para se programar melhor a respeito dos custos e também sobre qual é o melhor horário para dar início a viagem. Ademais, também é possível verificar a presença de radares ao longo do trajeto por meio dessas ferramentas. Além de, é claro, os postos de combustíveis disponíveis e as paradas com alimentação.
Calculando a rota
Para fazer essa consulta acerca da rota e dos gastos da viagem, é recomendado o uso de aplicativos de GPS, como o Waze. Para isso, siga as instruções listadas abaixo.
- Abra o Waze e digite o destino de interesse. Pode ser o endereço desejado ou a cidade;
- Ao selecionar a opção “Ir”, o aplicativo irá te informar as rotas possíveis para chegar lá;
- Clique em “Ver Rotas”.
Em seguida, a ferramenta irá mostrar as principais opções de caminhos possíveis, informando sobre a cobrança de pedágios, o valor a ser gasto e também o tempo da viagem. Após escolher a rota desejada, clique em “Dirigir”.
Pronto! O Waze começará a guiar e dar as orientações para que possa chegar ao destino informado.