scorecardresearch ghost pixel



Papel-filme pode ir no micro-ondas ou tudo não passa de mito?

Entenda se você pode levar um alimento vedado com plástico filme para ser aquecido dentro do micro-ondas ou não, caso isso tenha algum risco para sua saúde ou segurança.



Há décadas, um dos eletrodomésticos mais utilizados de todo o mundo é o micro-ondas. Sem dúvidas, esse equipamento facilitou a vida das pessoas em vários sentidos. É bem mais prático aquecer, descongelar e até preparar alimentos com ele, o que economiza tempo e até dinheiro, já que não gasta gás de cozinha.

Veja também: Os 7 PROIBIDOS! Micro-ondas não é lugar para estes alimentos

No entanto, existem algumas restrições para fazer o uso adequado do micro-ondas, sendo que certos materiais não podem ser colocados dentro dele. Todo mundo sabe que metais, como o próprio papel-alumínio, podem causar incêndios se for aquecido no interior do aparelho.

Uma das questões que ainda aparece um pouco nebulosa na mente das pessoas é sobre o papel-filme, ou insulfilm, utilizado na cozinha. Esse item é uma das alternativas para embrulhar legumes, frutas, verduras e vedar embalagens sem tampa. Será que é possível aquecer um prato que esteja vedado com plástico filme dentro do micro-ondas?

Entenda se pode usar plástico filme no micro-ondas

O material também pode ser chamado de papel-filme ou de PVC, por exemplo. Todos eles são a mesma coisa. Ele é feito de polímero (plástico) e, por isso, contém substâncias tóxicas que podem ser ativadas com o calor do micro-ondas. Por esse motivo, até os plásticos filmes que são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não devem ser colocados dentro do eletrodoméstico.

Dessa maneira, o mais indicado é utilizar papel-toalha, alguma tampa plástica ou de madeira própria para usar dentro do equipamento. Existem diversas opções que podem ser colocadas no micro-ondas sem gerar prejuízos para a saúde das pessoas.

De acordo com especialistas, uma das melhores opções para isso é sempre utilizar materiais de vidro, já que esse material é um dos mais seguros.

Vale lembrar que o micro-ondas utiliza uma espécie de radiação que agita as moléculas de água dos alimentos e faz com que ele fique quente dessa maneira. O atrito pode prejudicar vários materiais, especialmente os metais que geram faíscas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário