O consumo de chás têm sido utilizado há séculos para supostamente auxiliar no alívio de sintomas relacionados à menstruação, como dores e irritação. No entanto, até o momento não há nenhuma comprovação científica que demonstre a eficácia desse tipo de remédio. Portanto, é preciso ter cautela, mas isso não impede que as mulheres aproveitem as propriedades medicinais das ervas.
Veja também: Qual é a sua meta para 2023? Estes chás podem ajudar
Beba chá entre as refeições
Alguns dos principais chás que têm sido indicados como auxiliares da saúde menstrual são o boldo, hibisco, menta, camomila, erva cidreira, tomilho, alecrim e sálvia. Muitos desses ingredientes contêm antioxidantes, flavonoides e outras substâncias que, em teoria, podem ser benéficas para o organismo. Apesar dos casos individuais, recomenda-se consumir essas opções entre as refeições.
Chá de hibisco
Rico em vitaminas e minerais, como ferro, vitamina C e potássio, também estimula a produção de hormônios para um fluxo menstrual regular. Possui propriedades diuréticas, ajudando a reduzir a retenção de líquido e inchaço no período menstrual.
Chá de louro
Purifica o sangue e controla a acidez dos tecidos. Possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam as dores abdominais durante o período menstrual, além de ter propriedades sedativas que ajudam a relaxar e aliviar os níveis de estresse e ansiedades típicos da Tensão Pré-Menstrual (TPM).
Chá de gengibre
Fonte de compostos antioxidantes, ajuda a reduzir os níveis de radicais livres no sangue e também possui propriedades anticoagulantes que ajudam a reduzir os inchaços e o desconforto no abdômen.
Chá de erva doce
Rica em vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e vitamina A, além de seus óleos essenciais, é um calmante natural das tensões menstruais.
Chá de camomila
Conhecida há séculos por suas propriedades calmantes, é ótimo para a saúde e trata as infecções da região abdominal. É rica em minerais, vitaminas e propriedades antioxidantes, além de relaxar o sistema nervoso, o que pode ajudar a reduzir o estresse e o cansaço durante o período menstrual.
Importante: se você tiver problemas renais, estiver grávida ou for lactante, consulte o médico sobre o consumo de determinados chás, buscando preservar sua saúde.