Um dos muitos benefícios oferecidos aos cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal é a gratuidade em passagens de ônibus. O benefício é destinado a jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos e tem validade para todo o Brasil.
Leia mais: EXCELENTE NOVIDADE para quem vai receber o Bolsa Família de R$ 600
Para ter acesso a essa vantagem, o interessado deve emitir sua Identidade Jovem (ID Jovem) de forma totalmente gratuita. Isso é possível apenas para pessoas dentro da faixa de idade mencionada, com inscrição ativa no CadÚnico e que já possuem um NIS (Número de Identificação Social).
Passagem grátis e outros benefícios
A ID Jovem concede gratuidade em ônibus interestaduais, mas também é possível comprar o tíquete com desconto caso a cota já tenha sido batida. São garantidas duas passagens sem custo e duas pela metade do preço em cada veículo.
Além disso, o titular pode pagar meia-entrada em uma série de eventos, como, por exemplo:
- Shows
- Cinemas
- Teatros
- Eventos artístico-culturais
- Eventos esportivos
Como emitir a ID Jovem
O primeiro passo para ter sua carteirinha é comparecer a um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para se inscrever ou atualizar o Cadastro Único (CadÚnico). Após confirmado o registro, o cidadão receberá um NIS.
Em posse desse número, é só acessar o site ou aplicativo ID Jovem, informar seus dados pessoais e emitir o documento. Vale destacar que o processo para inclusão no sistema do CadÚnico pode levar até 45 dias.