Faça o teste do feijão de molho com limão e veja o bem que isso vai fazer

O feijão é um dos coringas da alimentação. Repleto de nutrientes, existem formas corretas de cozinhá-lo para evitar problemas intestinais. Confira.



O feijão é um alimento presente nas refeições diárias dos brasileiros e faz parte do grupo de leguminosas. Acompanhando o arroz, carnes e guarnições, apesar de ser um clássico, você pode encontrar diversas receitas. Em geral, há quem deixe os grãos de molho de um dia para o outro, buscando eliminar o máximo possível das substâncias que provocam gases no intestino e no estômago. 

Veja também: Se você não sabe congelar o feijão, aqui te explicamos o jeito certo

Os benefícios do feijão para o corpo 

O feijão é um alimento básico na dieta brasileira, rico em nutrientes, costuma ser consumido como parte de muitos pratos regionais. Além disso, concentra fibras, proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e fósforo. Também possui grande quantidade de ácido fólico, indispensável para a atividade cerebral. O alto teor proteico faz com que este seja um elemento presente nas dietas veganas e vegetarianas, substituindo a proteína animal. 

Por que o feijão precisa ficar de molho? 

O preparo correto do feijão inclui o processo de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo, no intuito de remover o ácido fítico. Isso torna os feijões mais nutritivos, pois essa substância acaba diminuindo a absorção de zinco, ferro, cobre e magnésio. Aqueles que sofrem com a má digestão sentem os efeitos desse ácido, levando a desconfortos abdominais e até quadros clínicos. 

Por que colocar limão no feijão de molho vai te ajudar?

O limão é rico em vitamina C, que melhora a biodisponibilidade de ferro e aumenta a absorção desse nutriente pelo organismo. As propriedades ácidas existentes na fruta ajudam a destruir as proteínas que formam os fertilizantes naturais, proporcionando um efeito antioxidante.

Ou seja, os alcalóides, substâncias químicas encontradas no feijão, podem causar problemas digestivos e desconfortos na região da barriga. Felizmente, eles podem ser eliminados com limão. 

Portanto, não deixe de usar esta dica na hora de preparar suas refeições, não só com o feijão carioca, mas outras versões, como o vermelho, branco, fradinho e outras leguminosas que concentram ácido fólico e elevam a produção de gases. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário