scorecardresearch ghost pixel



7 alimentos que mais roubam cálcio do seu corpo; por que isso acontece?

Apesar de parecer estranho, determinados ingredientes considerados saudáveis podem reduzir a absorção de certos nutrientes.



O cálcio é um mineral muito importante para o desenvolvimento das pessoas, então não pode ser negligenciado. Responsável pela manutenção dos dentes e ossos, precisa ser mantido a partir de uma alimentação balanceada. O modo pelo qual o organismo absorve esses elementos reflete no balanceamento correto das substâncias na corrente sanguínea. 

Veja também: Gomásio: este superalimento tem mais cálcio que o leite, limpa as artérias, previne envelhecimento e muito mais

Razões do ‘’roubo’’ de vitaminas

Existem algumas razões para que os alimentos roubem determinadas vitaminas do corpo, dado o processo de absorção. Cada insumo tem suas explicações, como o aumento de fibras que elimina as fontes de cálcio rapidamente pelas excreções, fezes e urina. Há também o excesso de algum componente que exige um gasto elevado de energia para ser digerido.

Faça escolhas inteligentes 

A maioria dos ingredientes que você vai ver na lista é saudável, portanto, entenda que tudo está ligado às escolhas. Basta ter consciência e verificar quais são as melhores refeições, e caso tenha dificuldade, consultar um médico ou nutricionista. Apenas não ignore essas informações, porque equilíbrio tem a ver com variedade e busca por opções naturais.

Os alimentos que mais roubam cálcio

1- Sal

O sódio presente no sal faz com que a pessoa vá ao banheiro urinar com mais frequência, de maneira natural. Porém, isso facilita a saída de cálcio que nem sequer foi absorvido pelo organismo. 

2- Café

Além de ter efeito diurético, aumentando a vontade de urinar, em algumas pessoas acelera os movimentos do intestino. No entanto, isso ocorre em quem costuma beber muito café, pelo menos 3 xícaras médias por dia.

3- Refrigerantes

Assim como qualquer bebida ou alimento rico em fósforo, inibe o aproveitamento do cálcio, porque atua diretamente na regulação de hormônios nas células. 

4- Nozes e alimentos com ácido oxálico e fitatos

Todo produto que tem efeito laxativo, devido a quantidade de gordura, deve ser consumido moderadamente. Ao evacuar muitas vezes ao dia e em períodos curtos, não é apenas o cálcio que será eliminado, mas outros nutrientes. 

5- Chocolate

O chocolate e achocolatados apresentam uma composição que não é benéfica para quem deseja repor o cálcio. Com ácido oxálico e cafeína, pode ser reduzido no dia a dia ou reconsiderado quando existem opções nas quais há maior proporção de cacau. 

6- Folhas verdes, cereais integrais e alimentos com ferro

O cálcio é absorvido pelo mesmo caminho que o ferro, conhecido como ‘’glute’’, e quando existe um consumo acima do necessário, inicia-se uma certa competição, na qual o primeiro acaba sendo menos absorvido. 

7- Carne e proteínas em geral

Para fazer a digestão da proteína animal o organismo gasta muita energia, consumindo grandes quantidades de cálcio. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário