Mito do abacate tem reviravolta: afinal, ele é doce ou salgado?

Doce ou salgado? A dúvida que rodeia o abacate é grande ao redor do mundo. Mas, afinal, existe um jeito certo de consumi-lo?



Existe uma polêmica muito comum pelo mundo afora, mas que algumas pessoas ainda desconhecem. Afinal de contas, o abacate é uma fruta doce ou salgada? À primeira vista, qualquer pessoa do Brasil poderia dizer que ela é doce, já que é uma fruta e como todas elas teriam um sabor adocicado.

Veja também: Abacate escuro nunca mais! Veja o que fazer para que isso NÃO aconteça

No entanto, basta apreciar uma guacamole para mudar de opinião rapidinho. Neste ponto, a dúvida começa a bater na mente de qualquer um.

Abacate é doce ou salgado?

Embora seja consumido amassado ou como ingrediente central de vitaminas no Brasil, existem diversos preparos da fruta que utilizam sal e a tornam um ingrediente salgado. Se você nunca comeu torradas com ovo frito e abacate, por exemplo, não sabe o que está perdendo.

Na verdade, muitos estrangeiros acham estranho comer o abacate adocicado, já que estão acostumados a utilizá-lo em preparos salgados. Nos EUA, na China, em toda a Europa e em outros países, as pessoas utilizam esse fruto apenas para preparos salgados.

No entanto, o abacate é uma fruta versátil, suave que tem um sabor natural levemente adocicado, mas que pode ser utilizado em qualquer tipo de preparo. Então, sem brigas.

Confira os benefícios para a saúde

A fruta do abacateiro é bem famosa na culinária mundial. Não é só o Brasil que consome em larga escala o abacate, mas sim a maior parte do planeta. A cozinha mexicana e a cozinha portuguesa, por exemplo, utilizam o fruto em pratos salgados e doces. A própria polpa é consumida no café da manhã com o acréscimo de sal apenas. Não é à toa que o abacate é considerado um fruto bem versátil e fácil de inserir em qualquer dieta.

Além disso, o abacate proporciona os seguintes benefícios para a saúde:

  • Conta com ação antioxidante;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Auxilia em dietas para perda de peso;
  • Combate e trata quadros de convulsões;
  • Age contra infecções de urina;
  • Melhora a saúde da mente;
  • Previne problemas de memória.

Aprenda a escolher o melhor abacate na feira

A primeira coisa a se fazer é utilizar o truque da semente para entender o estado da fruta. Basta chacoalhar o abacate e prestar atenção se sente e escuta a semente solta em seu interior. Se isso ocorrer é porque o alimento está em um ponto excelente para ser devorado. Porém, algumas espécies de abacate podem não demonstrar sua maturidade por meio desse procedimento.

Por isso, analise a casca do abacate antes de comprar. Os melhores frutos apresentam tonalidade verde clara e com o brilho mais fosco. Quanto mais brilhante estiver a casca, mais verde o abacate está.

Se o abacate estiver muito mole, é sinal de que passou do ponto, mas se estiver duro demais é porque ainda está verde. Os melhores abacates também são mais pesados do que aparentam. Caso ainda esteja com o talo, veja se ele sai fácil quando você puxa, pois isso é um sinal de que a fruta está madura e bem saborosa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário