Admitir uma dificuldade não te faz mais fraco, pelo contrário, só mostra que você está disposto a alterar certos padrões que prejudicam a sua saúde. Sendo assim, nada melhor do que começar listando possíveis erros na hora de começar a ter uma alimentação saudável.
Veja também: EXCELENTE notícia: você não precisar cortar a cervejinha para emagrecer
Primeiro, atente-se ao emocional, identificando gatilhos que aumentam a ansiedade e compulsão, para então definir os próximos passos envolvendo uma rotina equilibrada.
Os principais erros no processo de emagrecimento
1. Deixar de comer
Restrições em excesso só geram frustração, prejudicando seu desempenho nas atividades básicas do dia. Sem os nutrientes necessários, é impossível realizar atividade física e principalmente, decidir racionalmente acerca do melhor cardápio, gerando recaídas por produtos cheios de gordura e açúcar.
2. Não se concentrar nas refeições
Almoçar e jantar em frente à televisão ou vendo séries no computador só resulta em distração. A falta de foco faz com que você não veja a quantidade e até mesmo a qualidade nutricional do seu prato. Reserve um espaço tranquilo e sem interrupções para aproveitar cada um dos ingredientes.
3. Ignorar a prática de exercícios
Infelizmente é difícil gastar muitas calorias apenas com as tarefas diárias, tornando o treino imprescindível no processo de emagrecimento. Matricule-se na academia, encontre algum esporte que te motive ou otimize o espaço da sua casa, investindo nos exercícios aeróbios e circuitos funcionais.
4. Escolher um dia para exagerar
É claro que a sua alimentação precisa de equilíbrio, mas escolher os finais de semana para aproveitar comendo o que quiser pode não ter um efeito positivo. Primeiramente porque pode estimular pensamentos ansiosos, ligados ao desejo por determinados alimentos que foram proibidos nos dias anteriores.
5. Negligenciar momentos de descanso
Pessoas estressadas não conseguem pensar direito nas próprias escolhas, incluindo a rotina alimentar. Neste caso, não negligencie uma boa noite de sono, deixando aparelhos eletrônicos desligados e o quarto arejado, preparado para garantir um ambiente relaxado e livre de inconveniências.