Problemas com o consignado INSS? ESTE é o lugar certo para contestar

Cobranças indevidas, irregularidades, transferências não reconhecidas e rescisão: veja como lidar com as queixas do consignado do INSS.



O empréstimo consignado atende os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar da facilidade, muitas queixas apontam problemas, como cobranças indevidas, irregularidades no contrato, alteração, transferência e rescisão, além de outras queixas. Saiba como registrar a reclamação e não ficar no prejuízo.

Leia mais: O que esperar do empréstimo consignado do Auxílio Brasil em 2023?

Também é comum que alguns consumidores reclamem de descontos no benefício referente a créditos consignados que não foram contratados. Isso acontece em muitos casos pela captação de clientes sem a devida autorização, quando o consumidor não faz o pedido do empréstimo e mesmo assim tem o valor descontado. É uma prática que viola os direitos.

Queixas contra o consignado: onde recorrer?

O crédito consignado não depende de avalista e garante vantagens e condições mais facilitadas, com juros mais baixos que outras modalidades de empréstimo. É uma opção de crédito para funcionários de empresas e órgãos conveniados, além de aposentados e pensionistas do INSS com desconto direto na folha de pagamento.

Caso o aposentado ou pensionista note algum desconto indevido no benefício, o primeiro passo é entrar em contato com a Ouvidoria do INSS pelos canais oficiais, sendo site e aplicativo Meu INSS, ou também pelo telefone 135.

A ação é necessária para pedir o cancelamento da cobrança indevida e a correta devolução do dinheiro descontado. É importante registrar também uma reclamação formal na instituição financeira que fez o desconto.

Se nos dois casos não houver solução, a próxima saída é registrar uma reclamação no Procon do estado onde o consumidor mora. Além disso, as queixas contra o consignado pode ser enviadas pela internet no portal consumidor.gov.br.

Depois de fazer um cadastro com login e senha por meio da conta gov.br, o cidadão que tenha conta em nível prata ou ouro pode registrar a reclamação e acompanhar a queixa por meio do endereço. Feito isso, a empresa tem até 10 dias para apresentar uma resposta à reclamação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário