scorecardresearch ghost pixel



Síndrome de Narciso: 4 sinais que seu perfeccionismo é tóxico

Sua busca sem fim pode te causar tristeza e até atrapalhar os seus planos. Veja quais os sinais de que você tem passado da conta na autocobrança.



Você se sente mal quando não consegue atingir 100% do que gostaria? O nome disso é perfeccionismo! Este é o desejo de fazer todas as tarefas com o máximo de perfeição, sem aceitar os erros. O problema é que pode ficar extremamente frustrado quando algo não sai como gostaria. Veja os sinais de que você tem passado da conta!

Leia mais: Combo perfeito: 6 traços que pessoas sábias e atraentes têm de sobra

Dar o seu melhor é muito diferente de buscar a perfeição. Ela não existe, por mais que você tente alcançá-la! A busca por este lugar “imaginário” é um caminho sem fim. Você nunca ficará satisfeito com o que já tem. O perfeccionismo, quando passa da conta, pode te causar muito sofrimento e desgastar o seu emocional.

Perfeccionismo além da conta

Estes são os principais sinais de que este hábito está passando do limite e que pode te fazer muito mal:

  • Quero agradar a todo mundo

Você diz “sim” para tudo e para todos. Espera que, dessa forma, as pessoas acabem por reconhecer tudo o que faz e entender que é o melhor em… qualquer coisa. A busca por reconhecimento pode te deixar muito frustrado e triste.

  • Deixa tudo para depois

O seu medo de errar é tão grande que te paralisa. Você deixa para fazer tudo depois, esperando sempre a hora ideal, mas acaba por não fazer o que precisa ser feito. Isso pode te atrapalhar no processo de avançar.

  • Trabalha demais

Acha que precisa trabalhar muito para apresentar o máximo de perfeição no que faz. Pelo contrário! A consequência é que você pode ficar muito cansado, o que vai prejudicar a sua saúde física e mental. Consequentemente, a qualidade daquilo que você entrega cai. Vale a pena? Tenha cautela diante dos exageros.

  • Leva tudo para o pessoal

Tem mais dificuldade de aceitar as críticas e cria obstáculos por teimosia e resistência ao ato de reconhecer que deve melhorar. Quer ser tão perfeito que não aceita as sugestões, se tornando arrogante e perdendo chances de evoluir.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário