As batatas e as cebolas são grandes coringas das receitas culinárias. Servem para cozinhar, assar, ou mesmo consumir cruas, além de fazerem parte de pratos mais elaborados e saborosos.
Veja também: O motivo pelo qual você NUNCA deve guardar batatas na geladeira
Por esse motivo, muitas pessoas têm esses dois vegetais dentro da geladeira em casa. Porém, a verdade é que elas não deveriam ficar guardadas juntas, no mesmo recipiente. Continue lendo para saber o motivo!
Não guarde as batatas e as cebolas juntas
O grande problema está em um gás emitido por ambas, chamado etileno. Esse hormônio produzido naturalmente nos processos de amadurecimento de vegetais, frutas e flores pode danificar os alimentos.
No momento que esse gás se acumula no ambiente, provoca uma maturação mais rápida que o normal. Dessa forma, eles perdem qualidade enquanto apodrecem em ritmo acelerado. Expulsar o etileno é a maneira de respirar desses alimentos, apesar de causar efeitos em itens próximos.
Ou seja, você deve evitar armazenar batatas e cebolas juntas. A batata é um dos alimentos que mais libera etileno, por isso deteriora a cebola mais abruptamente. Tenha isso em mente e não mantenha esses dois alimentos juntos na geladeira.
Por que você deve incluir batatas e cebolas na alimentação
Ambas trazem muitos benefícios para a sua saúde, além de serem saborosas! As duas podem ser fritas e acompanhar pratos como hambúrgueres. Porém, quando feitas assadas e na companhia de saladas, são aliadas da dieta.
Ou seja, as batatas são uma fonte de carboidratos, vitamina C, potássio e vitamina B6. Elas também contêm antioxidantes, que podem ajudar a proteger as células.
Já as cebolas têm vitamina C, vitamina B6, ferro e fibra. Além disso, contêm compostos vegetais chamados flavonoides, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e câncer.
Vale dizer que ambas são boas para digestão e ajudam no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.