Muitas pessoas têm o hábito de tomar uma xícara de café pela manhã, mesmo antes de comer. Ou seja, esse café vai direto para o estômago vazio. Alguns defendem que isso faz mal, mas será que é verdade?
Veja também: O café pode ser um santo remédio para pessoas DESTE grupo; veja qual
Fato é que o café é uma substância considerada irritante para o estômago, assim como o álcool e anti-inflamatórios como o Ibuprofeno e o Advil. Porém, de acordo com Kim Barrett, professora de fisiologia e biologia da membrana na Universidade da Califórnia, o estômago pode suportar todos os tipos de substâncias irritantes.
O que acontece quando você toma café em jejum
De acordo com a professora, o estômago expele uma camada de muco que cria um escudo entre o revestimento do estômago e o que você está ingerindo. Dessa forma, esse escudo também protege de seu próprio ácido natural necessário para triturar os alimentos.
Ou seja, para que o hábito de tomar um café em jejum lhe faça mal, você teria que consumir uma quantidade muito alta, para que as defesas do estômago fossem quebradas. Vale dizer que algumas substâncias podem tornar o estômago mais vulnerável à formação de ácidos e úlceras, porém esse não é o caso do café.
Uma pesquisa de 2013 feita no Japão não encontrou nenhuma associação significativa entre o café e a formação de úlceras no estômago ou intestino. Isso que alguns entrevistados bebiam três ou mais xícaras por dia.
Porém, vale destacar que o café tem um efeito no intestino: ele pode acelerar o cólon e induzir um movimento intestinal, além de aumentar a produção de ácido no estômago.
O que fazer se você se sentir mal
Ainda que não haja nada comprovado, se você notar consistentemente uma ardência no peito ou um gosto azedo na boca após tomar café, considere reduzir o consumo. Adicionar leite ou comer algo junto com o café também pode ajudar.
Lembre-se que a cafeína pode aumentar o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. E se você toma café muito perto da hora de dormir, ela pode atrapalhar seu sono. Porém, essas mudanças são temporárias.