O Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF) planeja a abertura de novo processo seletivo para a próxima semana. O intuito é lançar edital com 708 oportunidades contemplando as carreiras de técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros. A informação foi dada pelo governador Rodrigo Rollemberg, na última sexta-feira (12).
O processo seletivo é parte das ações tomadas pela nova gestão do órgão, iniciadas na sexta-feira (12). O alto número referente à recomposição se dá para suprir os, aproximadamente, 500 servidores que pediram remanejamento junto à Secretaria de Saúde após a mudança de gestão. Ainda não foram divulgados detalhes referentes às avaliações, mas, estas deverão constar de provas e avaliação titular.
Mudanças no regimento
Após anunciadas mudanças no regimento da instituição, cerca de 700 profissionais anunciaram intenção de sair do hospital. Os postos vagos deveriam, então, ser preenchidos no prazo de 180 dias, por meio de processos seletivos. Estão previstas mais contratações ao longo do ano, incluindo servidores para atividades-meio (compras, auditoria, TI e contabilidade) e atividades-fim (nutricionistas e enfermeiros).
Vale lembrar que decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do DF (TJ-DF) determinou, ao IHBDF a contratação de servidores através de concursos públicos e compras por meio de licitação. No texto, o juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni afirmou que, a denominação do Hospital como serviço social autônomo, designação que permite a flexibilidade de contratos, é irregular, a partir do momento em que o instituto presta serviços de natureza pública, e não privada.