Uma das medidas adotadas pelo governo federal com o intuito de apoiar os trabalhadores no ano passado foi a criação do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A modalidade autorizou cada cidadão com dinheiro nas contas vinculadas a sacar até R$ 1.000.
Leia mais: Saque de até R$ 3 mil ainda está disponível; veja como fazer
Milhões de pessoas puderam resgatar os recursos entre até o dia 15 de dezembro, embora a medida tenha sido criticada por muitos especialistas. O calendário correu entre os dias 20 de abril até 15 de dezembro, seguindo o mês de nascimento dos cotistas.
O que muitos querem saber agora é: haverá uma nova rodada do saque extraordinário do FGTS em 2023? Descubra agora.
Novos saques vão acontecer?
É bastante improvável que uma nova liberação ocorra neste ano porque o governo Lula é contra o uso indiscriminado dos recursos do fundo. A equipe do petista defende que o saldo deve ser mantido para os momentos em que os trabalhadores realmente precisam, ao contrário do que ocorreu nos últimos anos.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chegou a afirmar em entrevista recente que quer acabar com o saque-aniversário, outra modalidade que autoriza retiradas anuais ao FGTS. Segundo ele, a proposta será submetida ao Conselho Curador responsável pelo benefício.
“Trabalhadores me ligam, mandam mensagem, dizendo: ‘olha, acaba com esse saque-aniversário, porque entrei nesse engodo’. Quem é demitido não pode sacar o saldo. Deixa o trabalhador na rua da amargura no momento em que ele mais precisa sacar. Ele é opcional, mas está errado. Se o salário não está dando, tem que ir lá fazer campanha, não sacar um fundo para proteger quando da demissão”, disse o ministro.
Considerando as declarações recentes do ministro e de outros integrantes do governo atual, é quase certo dizer que não haverá outra rodada do saque extraordinário em 2023. Contudo, nenhuma informação foi confirmada até o momento.