scorecardresearch ghost pixel



Governo Lula surpreende e pode ACABAR com o saque-aniversário

Ideia é do ministro do Trabalho. A justificativa usada é de proteger a poupança do trabalhador. Veja quais são os argumentos a favor do fim do benefício.



O novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, está determinado a acabar com o saque-aniversário. Segundo ele, a medida é necessária para proteger a poupança dos trabalhadores. Com isso, o presidente em atuação, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode acabar de uma vez por todas com os planos do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais: Você sabe usar o FGTS a seu favor? Entenda o saque aniversário e o FGTS futuro

O ministro considera que o saque-aniversário pode prejudicar os trabalhadores que ficam sem recursos diante de uma possível demissão. Segundo ele, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado para amparar o cidadão em situações de desemprego.

Ministro quer acabar com o saque-aniversário

Pensando nos riscos da antecipação do saque para o trabalhador que pode ser demitido, o ministro defende que o dinheiro não deve ser utilizado para outros fins nem tampouco antecipado.

Apesar de todas as justificativas do ministro, ainda não há nenhuma definição oficial sobre o tema. Segundo ele, a manutenção ou não do saque vai ser assunto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e também com a participação das centrais sindicais.

Reforçando os argumentos, Marinho considera que a grande preocupação é que a proteção dos trabalhadores esteja em risco em casos de demissão. A preservação da poupança deve ser analisada como um todo, mesmo que outras possibilidades se apresentem como mais vantajosas em um primeiro momento.

O ex-secretário de Política Econômica de Jair Bolsonaro, Adolfo Sachsida, criticou a sugestão do ministro de acabar com o saque-aniversário. Para ele, o dinheiro é uma forma de corrigir distorções do mercado de crédito e de trabalho. Segundo ele, o benefício auxilia mais de 30 milhões de brasileiros.

Nas palavras do ex-secretário: “É um erro grosseiro do novo governo querer acabar com o saque-aniversário”.

Enquanto o benefício segue liberado, veja como fazer o pedido no passo a passo abaixo:

  • Acesse o aplicativo do FGTS;
  • Faça login e senha, caso já tenha cadastro;
  • Clique na opção “saque-aniversário”;
  • Vá em “modalidade saque-aniversário”;
  • Clique em “optar pelo saque-aniversário”;
  • Leia o termo com atenção e confirme a sua preferência.




Voltar ao topo

Deixe um comentário