Se você está sempre ligado no que acontece dentro do mundo da tecnologia, certamente tem ouvido falar bastante no ChatGPT. A inteligência artificial da OpenAI capaz de fornecer qualquer tipo de texto para as pessoas através de uma conversa simples e direta.
Veja também: Assustador: ChatGPT ‘humilha’ estudantes ao ser aprovado em pós-graduação
Pensando nisso, uma reportagem do portal Uol decidiu conversar com a inteligência artificial do ChatGPT para entender como ela própria se avalia. Isso quer dizer que o chatbot respondeu o que ele é, quais são suas vantagens e quais são os pontos de alerta e cuidado que ele oferece para os seres humanos.
O que é o ChatGPT pela sua própria definição?
De acordo com a resposta da tecnologia, o ChatGPT representa um dos avanços mais significativos no que se tem a respeito de linguagem natural dentro da inteligência artificial. Ele é um modelo treinado com um imenso banco de dados e capaz de fornecer respostas semelhantes às humanas.
Alguns dos diferenciais apontados pela inteligência artificial são:
- Capacidade de entender uma frase diante de qualquer contexto que ela é utilizada. Assim, as respostas são naturais e bem específicas;
- A capacidade de gerar textos é imensa e pode gerar códigos de programação, escrever ensaios, peças, poesias e muito mais.
Há certas implicações que podem ser significativas para o jornalismo, área de redação criativa e para o desenvolvimento de software.
Veja como o ChatGPT pode ser utilizado
Ao questionar sobre sua aplicação prática, o ChatGPT respondeu que pode ser utilizado para:
- Realizar atendimento ao cliente com qualidade e agilidade;
- Auxiliar agentes de saúde com a coleta e análise de dados dos pacientes;
- Para auxiliar professores e alunos em várias tarefas diárias.
Veja os riscos de usar a inteligência artificial
Por fim, os riscos em utilizar o ChatGPT podem ser entendidos como:
- Preconceito: como trata-se de uma ferramenta tecnológica, o ChatGPT pode se basear em informações discriminatórias e gerar resultados um tanto quanto preconceituosos.
- Desinformação e uso indevido: o ChatGPT é uma tecnologia e utiliza banco de dados para se basear e organizar os textos. Isso quer dizer que ele não é o dono da verdade e pode gerar informações falsas ou pouco contundentes, sendo utilizado para espalhar desinformação.
- Diminuição do pensamento crítico: algumas pessoas podem se tornar dependentes da tecnologia e deixar de realizar o pensamento crítico.
- Empregos: o uso incorreto pode causar a automação de vários processos e retirar empregos de muitas pessoas.
Foto: CHUAN CHUAN/Shutterstock