Para trazer mais segurança aos usuários, o próximo Android virá com um novo recurso: A expectativa é que o Android 14 bloqueie a instalação de aplicativos antigos demais e que estejam fora da Google Play Store.
Leia mais: Android: nunca carregue a bateria do celular até 100% por ESTE motivo
Apesar de a Play Store ser a loja oficial do Android, ela não é a única forma de instalar aplicativos em smartphones. Isso porque, hoje é possível realizar instalação por fora, o chamado sideloading.
Na prática, a ação permite a instalação de aplicativos que não estão disponíveis em lojas oficiais ou sejam restritos em alguns países.
Atualização
Em suma, o Android 14 trará uma limitação para o sideloading. Na prática, os aplicativos que não forem compatíveis com a versão mínima do sistema operacional serão bloqueados. A ação ocorrerá mesmo quando o usuário tentar realizar a instalação por fora das lojas oficiais.
Em um primeiro momento, este bloqueio será apenas a versões antigas. Contudo, espera-se que, a médio prazo, o Google barre a instalação de qualquer aplicativo incompatível com o Android 6.0, que é do ano de 2015.
Segurança e privacidade
O objetivo de tal bloqueio é justamente aumentar a segurança e também a privacidade dos usuários. Isso porque, os aplicativos desatualizados têm lacunas (ou falhas) que hackers usam para invadir os aparelhos e roubar dados.
Hoje a Play Store só permite a instalação de aplicativos compatíveis ao Android 12. Entretanto, a ideia é que, via sideloading, algumas aplicações mais antigas também sigam disponíveis.
Por fim, mesmo que o Google adicione a limitação de aplicativos via sideloading, cabe aos fabricantes tal decisão. São eles que irão definir se os smarphones terão ou não a restrição disponibilizada pelo Google.