scorecardresearch ghost pixel



Quebrou algo em casa, mas não quer jogar fora? Utilize bicarbonato de sódio

Quebrar um utensílio da cozinha ou óculos pode se tornar uma dor de cabeça, não é? Felizmente, a cola de bicabornato de sódio pode ajudar.



Existem misturas incríveis e caseiras para se livrar de certos imprevistos que acabam acontecendo na rotina. Infelizmente, ao quebrar algo, nem sempre você tem à disposição uma assistência rápida, surgindo a necessidade de consertar as coisas por conta própria. Porém, o uso de colas tradicionais e até fita adesiva costuma não ser tão eficiente, devido à fragilidade dos materiais. 

Veja também: Use o bicarbonato de sódio a seu favor com estas 5 dicas inteligentes

A criação de compósitos caseiros 

Compósitos são materiais feitos de duas ou mais substâncias com propriedades diferentes que, quando combinadas, criam um único material. Portanto, podem ser naturais ou sintéticos, dependendo do processo usado para a sua fabricação. Em geral, formam-se a partir de um composto base comum e barato, somada a outro componente que lhe confere resistência. 

Fazendo um compósito com bicarbonato de sódio e cola acrílica

Você vai precisar de: 

  • Supercola. 
  • Bicarbonato de sódio. 
  • Cotonete.

Modo de preparo: 

  • 1º Passo: pegue o objeto que está quebrado e aplique cola com um cotonete cuidadosamente, evitando que ela se espalhe em excesso. 
  • 2º Passo: em seguida, antes que a cola seque, adicione bicarbonato de sódio e caso prefira fazer isso com as mãos, não deixe de usar luvas emborrachadas. 
  • 3º Passo: segure o utensílio por alguns minutos e assim que observar certa firmeza, solte-o para deixar secar mais um pouco. 

Quais são as aplicações dessa mistura? 

A supercola tem um bom desempenho em superfícies de couro, madeira, metal, borracha, vidro, plástico e outros materiais. Somada ao efeito desincrustante do bicarbonato, sua aderência melhora, firmando bastante as áreas desses materiais. É possível usar essa mistura no conserto de óculos, tesouras, eletrodomésticos, prolongando a vida útil de vários produtos. 

Pequenos reparos facilitam a sua vida 

Em ocasiões emergenciais a mistura realmente vale a pena, evitando que você deixe de executar alguma tarefa. Por exemplo, se o guarda chuva estiver soltando, basta alguns minutos para prender a lona nas hastes e da mesma maneira, não é preciso ficar sem óculos até obter um novo, dada a possibilidade de reparar momentaneamente sua estrutura. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário