O Bolsa Família encerra nesta terça-feira, 31, a rodada de pagamentos referente ao mês de janeiro. O calendário termina com depósitos de pelo menos R$ 600 para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 0.
Leia mais: Notícia da volta do AUXÍLIO GÁS deixa famílias aliviadas; veja quando sai
A parcela mínima de R$ 600 foi mantida pelo governo Lula com recursos da PEC da Transição aprovada pelo Congresso no fim ano passado. Dessa forma, o valor deve prevalecer durante todo este ano.
Já o Auxílio Gás, que também foi mantido em 100% do preço do botijão de gás de cozinha, não tem repasses previstos para janeiro. Como o programa é bimestral, a próxima parcela será depositada em fevereiro.
Esta é a primeira rodada do Bolsa Família após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao poder. No final de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro substituiu o nome do programa por Auxílio Brasil em uma tentativa de desvincular a iniciativa social dos governos petistas.
Consulta e saques
O beneficiário pode consultar valores, data de pagamento e outras informações sobre o benefício nos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, ambos disponíveis para Android e iOS. Também é possível se informar pelo telefone da Caixa Econômica Federal, no número 111.
O dinheiro fica disponível para saque por até 120 dias após o depósito. Ele pode ser movimentado pelo próprio app Caixa Tem, nas casas lotéricas e nas agências bancárias da Caixa.
Calendário de janeiro
Confira o calendário completo do Bolsa Família para este mês:
- 18 de janeiro – NIS final 1;
- 19 de janeiro – NIS final 2;
- 20 de janeiro – NIS final 3;
- 23 de janeiro – NIS final 4;
- 24 de janeiro – NIS final 5;
- 25 de janeiro – NIS final 6;
- 26 de janeiro – NIS final 7;
- 27 de janeiro – NIS final 8;
- 30 de janeiro – NIS final 9;
- 31 de janeiro – NIS final 0.