scorecardresearch ghost pixel



Professores mentiram? ESTAS informações sobre os planetas são falsas

Com o passar dos anos, descobrimos que muito do que aprendemos não passava de conceitos errados que prevaleceram por muito tempo sobre os planetas.



Muito do que foi nos ensinado sobre a astronomia na infância acabou sendo desmentido, seja por causa das novas descobertas ou do uso de tecnologias melhores que garantem mais precisão. O fato é que, com o passar dos anos, entendemos que muito do que aprendemos não passava de conceitos errados que prevaleceram por muito tempo.

Leia mais: ESTA é a informação sobre os 8 planetas que você talvez não aprendeu

Você irá relembrar agora algumas das principais notícias falsas que foram espalhadas por anos sobre o Sistema Solar. Veja o avanço que tivemos nos estudos de astronomia para conseguir provar o que é real ou falso.

Conceitos errados

Você certamente já ouviu dizer que o Mercúrio é o planeta mais quente, certo? Pois é. A ciência e a tecnologia conseguiram provar que não é bem assim. O Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, mas por mais difícil que seja entender isso, só a proximidade não garante que ele seja o mais quente de todos.

Apesar de ser mais distante do Sol, Vênus é considerado o planeta mais quente. A superfície passa de 475ºC. No caso de Mercúrio, as temperaturas são extremas durante o dia e atingem cerca de 430ºC, mas à noite podem atingir até -180ºC. O planeta gira em torno do próprio eixo muito devagar, logo um dia nele equivale a 176 dias na Terra.

Entre os conceitos equivocados, temos também a comparação entre Vênus e a Terra. Por muito tempo, ambos os planetas foram chamados de “planetas gêmeos” por terem densidades aproximadas.

Só que os pontos em comum não os tornam tão parecidos assim. Tanto que é impossível existir vida em Vênus. A atmosfera de lá é cheia de dióxido de carbono, o que impossibilita a existência de animais, seres humanos e outros.

Você também sempre pensou que a Terra fosse uma bola azul? Bem, isso também entra na lista de “fake news”. O planeta tem um formato de elipsoide irregular. Em outras palavras, é mais oval do que uma bolinha linda e azul como pensamos. E o formato ainda hoje muda por causa dos terremotos, erupções e de outros fenômenos.

Uma sonda – Voyager 2 – passou por perto de Urano e acabou com uma dúvida que surgiu nos últimos tempos sobre a composição da atmosfera. Foi descoberto que ela é composta basicamente por hidrogênio, hélio e metano.

Devido ao metano, liberado nas fezes das vacas, difundiu-se a notícia falsa de que Urano tinha cheiro de flatulência de vaca, mas a exposição do gás às temperaturas de -200ºC do planeta impossibilitam que haja um odor desse.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário