Fevereiro mal começou, mas já é hora de ficar por dentro de tudo que marca o calendário do segundo mês do ano. Os próximos dias serão agitados para quem vai receber dinheiro extra, benefícios ou precisa declarar o Imposto de Renda.
Leia mais: Beneficiários do INSS recebem ótima notícia que promete facilitar suas vidas
Isso sem falar no Carnaval, já que para alguns privilegiados a folia vai durar entre os dias 18 e 22. A seguir, confira o que você deve marcar no seu calendário de fevereiro:
Grana extra e benefícios
Os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep começam no próximo dia 15 para milhões de trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. Cada um deles poderá sacar até um salário mínimo (R$ 1.302) até o fim do ano. A consulta do benefício será liberada no dia 5, no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Já os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) seguem recebendo suas rendas até o dia 7. Esta é a primeira rodada de pagamentos após o reajuste nos valores dos benefícios.
Em breve também começam os depósitos do Auxílio Gás, que volta em fevereiro oferecendo 100% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos. Os repasses ocorrem em conjunto com o Bolsa Família, que continua liberando parcela mínima de R$ 600 por beneficiário.
Impostos e cobranças
Como nem só de coisa boa vive o cidadão brasileiro, a primeira obrigação do mês para as empresas é entregar os informes de rendimentos aos empregados, que precisam declarar Imposto de Renda 2023. O prazo para envio do documento ainda não foi confirmado, mas é bom organizar tudo mais cedo.
Outra cobrança que vai pesar no bolso é a segunda parcela do IPVA para quem parcelou o tributo, ou a cota única sem desconto para aqueles que vão pagar à vista. O calendário varia conforme o estado. Em São Paulo, por exemplo, o cronograma segue o número final da placa do veículo e vai até o dia 24.
Em fevereiro também começa a cobrança do IPTU. Os carnês começam a chegar e as regras variam de acordo com o município. Em quase todo o Brasil, é possível garantir descontos pagando o valor à vista.
Carnaval
É hora de esquecer as obrigações porque em fevereiro também tem Carnaval. A data será comemorada no dia 21, que embora não seja feriado, garante folga para muita gente em todo o Brasil. Milhares de trabalhadores ficam livres na segunda e terça-feira e só voltam a trabalhar na Quarta-Feira de Cinzas.
Entretanto, se não houver lei estadual ou municipal que considere a data como feriado, o folião dependerá da boa vontade do patrão.