3 jeitos de tirar a baba do quiabo para comer o fruto com sorriso no rosto

Alguns alimentos são deliciosos, mas é preciso saber prepará-los da forma correta. O quiabo, por exemplo, tem uma baba que o afasta do prato de muita gente. Veja como tirá-la.



O quiabo é um alimento com muitas propriedades benéficas para a saúde, concentrando fibras e vitaminas como A, B e C que fortalecem o sistema imunológico. O vegetal também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduz os níveis de colesterol e triglicérides, diminuindo assim, o risco de doenças cardiovasculares, quando associado a uma dieta saudável. 

Veja também: Tem criança em casa? Ciência mostra os 8 alimentos proibidos para elas

Por que remover a baba do quiabo? 

Embora algumas pessoas não se incomodem em consumir quiabo com a baba, certamente evitar que ele fique pegajoso deixa a comida mais saborosa. Existem várias técnicas para deixar este ingredientes perfeito, usado em vários pratos típicos brasileiros como galinhada e caruru. A solução é simples e você pode usar produtos baratos que já estão na sua despensa. 

Água e vinagre 

Primeiramente, misture 500ml de água e 50ml de vinagre em uma panela, levando ao fogo até ferver. Corte as pontas do quiabo e coloque na água fervente com vinagre, esperando aproximadamente 5 minutos. Antes de usá-lo novamente, coe o líquido, seque e reserve. Este é o  método mais rápido e eficiente, mas ainda existem outros que utilizam menos recursos. 

Óleo e sal 

Quem já preparou quiabo frito, sabe que ele costuma ficar com uma textura mais agradável. Isso acontece porque se o sal for adicionado separadamente, cria uma ação abrasiva que elimina o aspecto gelatinoso. Em uma frigideira, esquente o óleo ou azeite e adicione um pouco de sal, dispondo os quiabos na superfície para fritar, temperando direto caso queira consumi-lo assim. 

Suco de limão 

Prepare uma bacia com água e suco de 1 limão inteiro e deixe os quiabos de molho durante alguns minutos. Espere mais ou menos meia hora antes de manipular o alimento. Essa prática é eficiente e apesar de demorar um pouco, é indicada para preparos nos quais o conteúdo não deve perder muita consistência, mantendo-se al dente nos pratos. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário