A internet é um paraíso para as pessoas curiosas em todo o mundo. Um vídeo bastante intrigante mostra como uma mulher consegue cultivar cogumelos em papel higiênico molhado. A publicação já conta com mais de 4 milhões de visualizações nas redes sociais. Aliás, todas as pessoas interessadas podem conferir o passo a passo de como reproduzir o processo em casa.
Veja também: Superfungo colonizador é identificado no Brasil e Fiocruz fica em alerta
O tipo de cogumelo que a mulher cultivou em papel higiênico molhado é o famoso shimeji-prato. Diante do conteúdo, os internautas começaram a se perguntar se o vídeo é real e, caso seja mesmo, se é seguro comer o fungo cultivado dessa maneira.
É seguro comer “cogumelo do papel higiênico”?
Diante de tanta repercussão, o taxonomista Mateus Ribeiro resolveu comentar a situação. Ele é conhecido pelo nome Mateus dos Fungos nas redes sociais. “Muita gente me marcou nesse vídeo e sim: é possível fazer isso em casa. Essa espécie necessita basicamente de celulose para crescer, e é isso que o papel higiênico é em sua maioria. Dá para reproduzir também em papelão e outros itens feitos com celulose”, esclareceu o especialista.
Além de dizer que é possível fazer o mesmo experimento com papel higiênico em casa, ele também revelou se seria seguro comer o alimento. De acordo com Mateus, sim, é seguro se alimentar com o cogumelo criado dessa maneira.
Como cultivar cogumelo dessa maneira
Você ficou com vontade de testar o experimento e de cultivar o cogumelo no papel higiênico na sua casa também?
- Passo 1 – Ferva água em uma panela grande e retire do fogo.
- Passo 2 – Coloque um rolo de papel higiênico na água quente até ficar totalmente saturado. Remova e coloque para escorrer. Deixe esfriar.
- Passo 3 – Coloque o rolo em um saco plástico.
- Passo 4 – Despeje um pouco de semente de grãos no centro do rolo.
- Passo 5 – Feche o saco com um elástico bem firme.
- Passo 6 – Coloque em uma área com temperatura de aproximadamente 18ºC. O período de incubação do vídeo durou cerca de 4 semanas e meia.
- Passo 7 – Para estimular a frutificação, coloque o saquinho na geladeira por 2 dias.
- Passo 8 – Retire o saquinho da geladeira e o elástico, para permitir a circulação do ar.
- Passo 9 – Borrife água cerca de 3 vezes ao dia e faça a colheita após 7 dias na geladeira.