O Carnaval se aproxima e, com ele, as chances de faturar uma grana extra no período. Isso porque, a data é um período em que a economia sofre aquecimento, surgindo oportunidades para empresários e empreendedores. Diante deste contexto, empreender pode ser uma alternativa para gerar renda extra.
Leia mais: Celular roubado no Carnaval: aprenda a se proteger caso isso aconteça
Veja algumas dicas para ganhar dinheiro durante as festas de Carnaval.
Venda de bebidas e alimentos gelados
A venda de bebidas ou comidas, que podem ser acondicionadas em caixas térmicas e que não estragam com facilidade, são de fácil aceitação pelos foliões em blocos de Carnaval, por exemplo.
Maquiagem, penteado e manicure
Para quem já atua na área de beleza, produtos complementares podem alavancar as vendas no período. Por isso, ter disponível para venda produtos como perucas coloridas, cílios postiços, além de oferecer serviços como penteados e maquiagens características é uma boa alterativa pra fazer uma renda extra.
Kits de sobrevivência
Para o folião que está na rua, a venda de kits de sobrevivência pode ser interessante. Aqui cabem itens como protetor solar, água, fruta e barrinhas de cerais, por exemplo. Isso porque, são itens que ajudam a manter a energia para seguir atrás dos blocos.
Costureiras e lojas de fantasia
O caminho mais óbvio para este segmento é a venda de adereços e fantasias. Contudo, também há oportunidades para a realização de oficinas de acessórios, por exemplo. Outro campo de atuação pode ser a venda de adereços para pets. Contudo, pense sempre no conforto do bichinho.
Serviços
Para quem trabalha com produção e estruturação para festas, em funções como eletricista ou técnico em iluminação, deve ficar atento às vagas temporárias. Elas costumam aumentar devido ao volume de eventos em um curto espaço de tempo.
Cuidados ao empreender
Para quem quer se aventurar e tentar empreender durante os dias de folia, é preciso estar atento a alguns detalhes.
Confira algumas dicas:
- Faça uma pesquisa de mercado. Também procure a prefeitura de sua cidade para verificar se a sua atividade precisa de algum tipo de licença de atuação;
- Organize um plano de ação com todas as tarefas a fazer, incluindo despesas de datas.
- Em síntese, pesquise fornecedores e barganhe descontos! Nestes casos, quanto maior a antecedência, melhor.
- Calcule sua margem de lucro e observe o preço médio do produto no mercado.
- Tenha um controle de estoque, assim como de vendas.
- Por fim, ao passar a folia, faça uma avaliação do negócio. Desta forma, é possível entender se o trabalho escolhido pode se estender ao longo do ano ou até mesmo se tornar uma ocupação principal.