Nova identidade: quem precisa trocar o antigo RG em 2023?

Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), mas estados ganharam até março para adequar seus sistemas.



A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou em março do ano passado em parte dos estados brasileiros. O documento, que vai substituir totalmente o antigo RG em alguns anos, conta com uma série de mudanças importantes.

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Uma das principais novidades é a unificação do número por meio do CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física). Até então, o cidadão poderia tirar vários documentos com numerações diferentes, um em cada unidade federativa do país.

Além de facilitar o processo de identificação em qualquer lugar do Brasil, a decisão de utilizar o CPF visa evitar fraudes e outros esquemas criminosos.

Quem precisa emitir a CIN em 2023?

Embora alguns estados já estejam confeccionando a CIN, o prazo para que os órgãos estaduais adequem seus sistemas ao novo modelo só termina em março de 2023. Até lá, o RG continua sendo emitido para quem precisa tirar a primeira via ou renovar sua identidade.

Após o fim desse prazo, o RG terá prazo de validade de dez anos para pessoas com idade de até 60 anos. Isso significa que todo mundo que está abaixo dessa faixa etária terá que trocar o documento pela nova identidade até 2032. No caso dos cidadãos acima de 60 anos, a troca não será obrigatória.

Prazo de validade

Outra informação importante é que a CIN terá prazo de validade de acordo com a idade do cidadão. Para crianças de 0 a 12 anos, ela será válida por cinco anos. Quem tem entre 12 e 60 anos terá que renovar a cada 10 anos. Já para idosos com mais de 60 anos, a validade será indeterminada.

Onde a CIN está disponível?

Até o início de janeiro, a emissão da nova identidade estava disponível nos seguintes estados:

  • Paraná
  • Minas Gerais
  • Acre
  • Goiás
  • Rio Grande do Sul
  • Piauí
  • São Paulo
  • Amazonas
  • Mato Grosso
  • Rio de Janeiro
  • Distrito Federal

Para solicitar a CIN, basta comparecer ao órgão estadual responsável e apresentar um documento de identificação com foto, a certidão de nascimento ou casamento, um comprovante de endereço e o CPF em situação regular. Segundo o Decreto n. 10.977/2022, a emissão é gratuita.




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