O amaciante de roupas é muito popular por conta de sua capacidade de deixar as roupas macias, perfume agradável e suavidade ao toque. Devido à sua composição química, o produto age neutralizando as cargas elétricas das fibras e ajuda a prevenir o encolhimento das peças. Apesar de ser agradável, seu uso é contraindicado na lavagem de algumas peças de roupa.
Veja também: Como eliminar as manchas de água sanitária das roupas? Descubra aqui
Como funciona o amaciante
A mistura contém em sua composição surfactantes, antiespumantes, agentes anti-termogênicos e outras substâncias apropriadas para manter as fibras das roupas suaves por mais tempo. Quando usado de maneira correta, ajuda a reduzir a formação de áreas amassadas durante o uso, ou seja, garante que cobertores, edredons, fronhas e outras partes do enxoval fiquem organizadas.
O que você não deve lavar usando amaciante
1. Toalhas de banho e rosto
Ao remover as áreas de atrito da toalha, o produto reduz a sua eficácia na hora de absorver a água do corpo. Dessa maneira, evite colocar toalhas de banho e rosto na máquina de lavar quando o suporte estiver com amaciante.
2. Roupas esportivas e de academia
Determinados tipos de tecido, principalmente aqueles que apresentam tecnologia para o esporte, podem perder suas propriedades em contato com certas substâncias químicas que agridem as fibras da malha.
3. Roupas íntimas e biquínis
Todas as roupas íntimas devem ser lavadas separadamente e com sabonetes específicos, que minimizem irritações. Essa atitude também é uma precaução contra danos ao algodão e à seda, comumente usados em calcinhas e cuecas.
4. Tecidos com lã
Ainda que pareça razoável deixar a lã macia e suave ao toque, o amaciante e até o sabão em pó podem desfiar o tecido. Portanto, prefira a lavagem manual ou contrate um serviço de lavanderia especializada.
5. Peças de bebê e crianças
Os bebês e crianças pequenas ainda estão desenvolvendo a barreira protetora da pele e qualquer partícula de perfume pode gerar alergias. Roupas de animais domésticos também merecem atenção redobrada.