Seu ambiente de trabalho tem estas 7 características? Então provavelmente ele é tóxico

Infelizmente, muitas pessoas se deparam com lugares que não entendem a importância de tratar bem os funcionários, tornando-se reféns da produtividade.



Um ambiente de trabalho tóxico pode ter um impacto negativo significativo na saúde mental e física dos trabalhadores, bem como na produtividade e moral do time. Esses ambientes são caracterizados por uma cultura negativa, abuso de poder, discriminação, falta de apoio e respeito, e uma carga excessiva de trabalho. 

Veja também: Modo férias do WhatsApp: ative-o para ninguém do trabalho te importunar

É necessário que todos estejam atentos, identificando sinais que possam comprometer o próprio bem estar. 

Estas são características de ambientes de trabalho tóxicos 

1- Funcionários com medo de compartilhar ideias

Em um ambiente de trabalho tóxico, as pessoas podem ter medo de compartilhar suas ideias ou sugestões, o que limita o potencial criativo e inovador da equipe.

2- A comunicação não é clara 

Quando a comunicação entre chefes, funcionários e equipe é confusa ou inconsistente, isso pode causar confusão e incerteza sobre as expectativas e responsabilidades, levando a erros e frustração.

3- Chefes não respeitam o limite dos empregados

Caso os chefes não respeitem o tempo e o espaço pessoal dos funcionários, isso pode ser opressivo e esgotante, prejudicando a saúde e o bem estar dos subordinados que dependem de um líder eficiente. 

4- Colegas não assumem a culpa

Em um ambiente de trabalho tóxico, os colegas podem ser evasivos ou negar responsabilidades, prejudicando a dinâmica da equipe ao criar tensão e ressentimento, elevando a competitividade. 

5- Microgestão por parte dos gestores

A microgestão, ou o excesso de controle dos gestores sobre as tarefas e atividades dos funcionários, costuma ser opressiva e prejudicar a criatividade e a independência dos funcionários.

6- Divisão de tarefas de forma não justa 

Quando a divisão de tarefas não é justa ou equilibrada, isso pode levar a um desequilíbrio de carga de trabalho. Dessa maneira, parte dos colaboradores vai ficar com tempo livre, enquanto outros ficarão sobrecarregados. 

7- Excesso de fofoca 

Comentários maldosos refletem a falta de empatia, principalmente se estes não tiverem nenhum filtro. É preciso ter cuidado com as conversas paralelas e como os comentários alheios afetam a sua autoestima. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário