O Ministério do Trabalho informou que 399.975 deixaram de sacar o abono salarial PIS/Pasep do ano-base de 2020, disponível até o fim do ano passado. O grupo é formado por 120.947 funcionários da iniciativa privada e 279.028 servidores públicos.
Leia mais: Imposto de Renda 2023: prazo para entrega da declaração é REVELADO
Embora o número pareça significativo, ele representa apenas menos de 1% dos trabalhadores com direito ao PIS e 10% de quem podia sacar o Pasep.
O calendário anterior terminou no dia 29 de dezembro de 2022, mas quem não resgatou o dinheiro tem uma nova chance de retirar essa grana. O pedido deve ser realizado dentro do novo calendário, que já começou. Veja como fazer.
Como solicitar o PIS/Pasep esquecido?
O prazo para pedir a reemissão do crédito é de até cinco anos, o que significa que quem perdeu o saque no ano passado tem até 2027 para recuperar o dinheiro. A solicitação do abono salarial referente a anos anteriores deve ser feita mediante envio de recurso administrativo ao Ministério do Trabalho.
São quatro maneiras de fazer isso, confira as possibilidades:
- Presencialmente, nas Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, Gerências Regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador.
- Pelo telefone da Central Alô Trabalhador, no número 158 (atendimento das 7h às 19h).
- Por e-mail, mediante envio de mensagem para o endereço trabalho.uf@economia.gov, substituindo “uf” pela sigla do estado onde mora.
- Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.
Após a abertura do recurso, o prazo de resposta é de até 30 dias. Caso a liberação seja autorizada, o valor será creditado no lote de pagamento do mês seguinte.