Bom enquanto durou! ‘Modo avião’ dará ADEUS nos próximos celulares

O modo avião do celular está com seus dias de utilização contados. Pelo menos é isso o que sugerem as inovações tecnológicas mais recentes.



As viagens de avião pelo mundo têm algumas regras que precisam ser seguidas pelas pessoas. Uma delas é a de manter os celulares desligados ou colocá-los no modo avião. Esse recurso sempre despertou algumas dúvidas, especialmente por quem não costuma viajar em aeronaves.

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Modo avião com os dias contados

O recurso serve para interromper sinais de internet e de dados móveis. O objetivo disso se dá para não comprometer as ondas e sinais emitidos ou recebidos pelo piloto do avião.

Contudo, parece que o modo avião do celular está com seus dias contados. Desde o início de fevereiro, a empresa Delta Airlines deixa seus passageiros abdicarem do modo avião.

Segundo a companhia, algumas linhas já começaram a oferecer internet gratuita a bordo. O início será apenas para os voos que conectam cidades dos Estados Unidos da América (EUA). O objetivo da empresa é ampliar o serviço em breve.

Nova companhias devem aderir à tecnologia muito em breve.

Afinal, qual é a grande utilidade do modo avião?

Essa é uma pergunta que parece óbvia de ser feita, mas durante anos as pessoas simplesmente a ignoraram. Se você tem essa dúvida, a resposta foi dada pelo site The Conversation e veio do professor e chefe da aviação, Doug Drury.

Como ele explica no artigo, a tecnologia já percorreu um longo caminho. Em suma, as comunicações de navegação e aviação dependem de serviços de rádio, que foram coordenados para minimizar a interferência desde a década de 1920.

Pesquisas mostraram que dispositivos eletrônicos podem emitir um sinal dentro da mesma faixa de frequência dos sistemas de comunicação e navegação da aeronave, criando o que é conhecido como interferência eletromagnética. Por isso foi criado o modo avião, impedindo que o celular receba e emita sinais.

Tecnologia sobre o assunto tem avançado

No entanto, algo mudou no ano de 1992, quando a US Federal Aviation Authority e a Boeing, em estudo independente, investigaram o uso de dispositivos eletrônicos na interferência de aeronaves e não encontraram problemas nas fases críticas, ou seja, nas decolagens e nos pousos.

Ao mesmo tempo, foram criadas larguras de banda de frequência reservadas para diferentes usos, como telefones celulares e navegação e comunicações de aeronaves. O modo avião começou a ser reavaliado, portanto.

No entanto, o sinal móvel permanece inalterado (e desligado) em um voo, o motivo? Como Drury aponta, um dos problemas está em algo que podemos não esperar: interferência no solo. Sim, as redes sem fio são conectadas por uma série de torres, e as redes podem ficar sobrecarregadas se os passageiros que voam sobre essas redes terrestres usarem seus telefones.

A mudança para o 5G, embora útil no “terreno”, criou novas preocupações em voo, principalmente porque acredita-se que o espectro de largura de banda da rede sem fio 5G seja notavelmente próximo ao espectro de largura de banda de aviação reservado, o que pode causar interferência com sistemas de navegação próximos a aeroportos que auxiliar no pouso da aeronave.

Foto: ad-foto/Shutterstock




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