Você anônimo: Google lança ferramenta antirrastreamento no Android 13

Iniciativa Google visa combater a publicidade digital excessiva, que tende a burlar a privacidade de sites visitados pelo internauta.



Nesta terça-feira (14), o Google anunciou que uma nova funcionalidade voltada à privacidade para o Android 13, encontrada em fase de testes. Trata-se do Privacy Sandbox Beta.

Veja também: Executivo do Google faz alerta: “Chatbots podem causar alucinação”

Tal funcionalidade é a mais propícia para substituir ou melhorar  o que conhecemos hoje como os cookies, que atuam no direcionamento de publicidade digital e leva em consideração todos os seus sites visitados. Ou seja, a tendência é de que sejam oferecidas publicidades personalizadas por meio de configurações, como o APIs Topics.

Como vai funcionar esse recurso de privacidade do Google?

Será um sistema em que não serão mais precisos identificadores para rastrear a atividade dos usuários em aplicativos e sites. O Sandbox havia sido anunciado no ano passado para Android. Ou seja, a premissa era a elevação do nível de privacidade do usuário e a garantia do acesso contínuo ao conteúdo e aos serviços de forma gratuita. 

 Em publicação no blog da empresa, o Google diz que está trabalhando em soluções para publicidade digital que limitam o compartilhamento de dados do usuário e não dependem de identificadores de aplicativos que rastream a movimentação dos usuários entre navegações. Desse modo, haverá uma exibição de anúncios sem acesso às informações pessoais dos internautas. 

Relação com profissionais da publicidade 

No final da publicação que fala sobre mais um dos seus produtos, o Google comenta: “A evolução da publicidade digital para aprimorar a privacidade do usuário, afastando-se da dependência do rastreamento entre aplicativos, é vital para o futuro de um próspero ecossistema móvel.”

Por fim, é comentado que a empresa continuará a trabalhar com desenvolvedores, profissionais de marketing e reguladores. 

Quando vai sair o recurso? 

O lançamento ocorrerá de forma gradual. Apenas uma pequena porcentagem de dispositivos Android 13 terá acesso por agora. A expectativa é de que chegue para mais usuários ao decorrer que a ferramenta vai sendo melhorada. Dessa forma, caso o seu dispositivo for selecionado para a utilização da função, você será notificado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário