Foi criado um novo programa que oferece a possibilidade de negociação de dívidas para os brasileiros que estão com pendências financeiras. O programa, chamado de “Desenrola“, tem como objetivo ajudar os cidadãos a quitar suas dívidas e, consequentemente, sair da lista de pessoas negativadas. Segundo dados do Serasa de dezembro de 2022, mais de 69 milhões de brasileiros estão com o nome sujo. Saiba mais a seguir!
Leia mais: Atenção, motoristas de Uber! Bateria baixa no celular será coisa do passado
Quem poderá se beneficiar?
O Desenrola está em desenvolvimento e ainda não foi oficialmente lançado, mas já se sabe que, em sua primeira fase, ele ajudará os negativados que recebem até dois salários mínimos e que possuem dívidas de até R$ 5 mil com seis meses de atraso. A ideia é que os credores, como bancos e varejistas, sejam envolvidos para oferecer negociações para os devedores.
Na segunda fase, os devedores poderão negociar suas dívidas de forma online e com desconto. O banco pagará a dívida ao órgão ou instituição em que o cidadão está inadimplente e, em seguida, o cliente receberá um empréstimo com juros de 1,99% ao mês. Caso o devedor não pague o valor do empréstimo, seu nome voltará para a lista de negativados.
O que falta para o programa sair do papel?
Para que o Desenrola seja lançado, é necessário que seja aprovado pelo presidente Lula. Se aprovado, os brasileiros poderão começar a negociar suas dívidas após o Carnaval. Além disso, o programa deve vir acompanhado de mudanças na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física e reajuste no salário mínimo.