A ideia de que mulheres inteligentes têm dificuldade em encontrar um parceiro amoroso é uma crença bastante difundida, mas será que isso pode ser evidenciado nas relações? Com a crescente participação da voz feminina, parece que novos contextos começam a ser moldados, estimulando estudos acerca de determinados comportamentos. Por exemplo, analisar o porquê dessa ideia de incompatibilidade no amor receber tantas menções.
Veja também: Ser rico não tem a ver com inteligência, diz a ciência; qual o segredo então?
A mulher inteligente pode ter dificuldade em encontrar um parceiro
Conforme um estudo publicado na revista científica Personality and Social Psychology Bulletin, pela Universidade de Buffalo, em Nova York, a mulher bem sucedida costuma ter mais dificuldade na hora de encontrar um companheiro, seja namorado ou marido. Para investigar essa situação, eles observaram a interação entre um grupo de homens e mulheres, avaliando o critério de seleção dos participantes mediante as habilidades apresentadas.
Entenda como as duas fases dos testes chegaram a essa conclusão
1ª Fase
Na primeira fase da experimentação, os homens conheceram mulheres segundo sua performance nas áreas de linguística e matemática. Inicialmente, nenhum deles pôde perceber a aparência delas e ao entrarem em contato, continuaram demonstrando interesse em estreitar os laços. Até esse estágio do estudo parecia que ser uma mulher inteligente não tinha um impacto negativo.
2ª Fase
Na segunda fase, todos foram convidados a realizar competições, de atividades simples às mais complexas. Nessa etapa, aquelas que se dava bem e até superaram o desempenho masculino, deixavam de ser atraentes e eram as mesmas que haviam recebido boas notas no início. A insegurança diante de uma pessoa independente e perspicaz marca esse cenário.
Algumas observações e os principais resultados do experimento
Outro fator a considerar é que muitas vezes as mulheres bem sucedidas e inteligentes têm padrões mais elevados em relação aos seus parceiros, o que pode tornar mais difícil encontrar alguém que atenda suas expectativas. Apesar disso, o estudo mostrou que a pressão social e padrões estimulam os homens a se sentir impotentes diante de uma mulher que tem reconhecimento.