Instagram: dê adeus às compras em tempo real; saiba por quê

Recurso da rede social será encerrado em março. Meta descontinuou o mesmo serviço nas lives do Facebook no ano passado.



Se você era adepto das compras em tempo real no Instagram, sentimos muito em informar: o recurso das lives da plataforma será descontinuado em março. Se você mora fora, aproveite enquanto dá! A rede social anunciou a decisão na última terça-feira, 14. A Meta havia feito a mesma coisa com o Facebook em outubro do ano passado.

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Compras em tempo real? Em lives?

Sim, é isso mesmo! O recurso não é tão popular aqui no Brasil, então pouca gente sabe sobre a existência dele. Apesar disso, a opção estava disponível para empresas e criadores dos Estados Unidos desde 2020.

O Live Shopping (ou “compras em tempo real”, em tradução livre) permitia marcar, ou melhor, anunciar os produtos durante uma live na plataforma. A ideia era bater um papo com os seguidores enquanto o influenciador ou dono da empresa apresentava o seu produto.

Desta forma, a empresa ou o influencer poderia estreitar os laços com a sua audiência. Além disso, o recurso era muito útil para fazer análises ou recomendações mais precisas.

Mercado asiático

Quem também gosta e usa muito esta opção de compras em tempo real é a Ásia, principalmente a China. Por lá, o WeChat começou a oferecer esta funcionalidade, que deu muito certo. Na verdade, deu tão certo que o Live Shopping começou a ser apontado como o “futuro do comércio eletrônico“.

Sobretudo quando colocamos o contexto da pandemia na equação.

Se dava tão certo, por que o Instagram descontinuou a modalidade?

Acontece que, com o fim da pandemia e o relaxamento das medidas restritivas, os consumidores voltaram a preferir comprar presencialmente ou voltaram a pedir online pelos meios mais convencionais. Desta forma, o Instagram se viu obrigado e descontinuar o serviço.

E não foi só ele, não. A rede social vizinha, o TikTok, também tinha planos de abrir a sua própria plataforma de compras em tempo real, haja vista que estão investindo pesado em lives. Apesar da intenção, os números recentes do servido do Instagram fizeram com que os criadores da rede de dancinhas dessem um passo para trás.




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