A maior pepita de ouro do planeta está no Brasil e ela é incrível; veja foto

O Brasil é conhecido por suas belezas naturais, porém, em certos casos, ela extrapola o normal e oferece coisas incríveis. Veja a história da maior pepita do mundo.



O ouro é o metal precioso natural mais cobiçado do mundo. No entanto, ele é encontrado em pequenas quantidades na natureza. A maior pepita de ouro já encontrada foi descoberta no dia 5 de fevereiro de 1869, ou seja, há 154 anos. A pedra preciosa estava nas mãos de dois britânicos que a encontraram na Austrália.

Veja também: Sortudos! Amigos encontram tesouro de R$ 930 mil em moedas medievais

O mineral recebeu o nome de “Welcome Stranger” e ainda é considerado como a maior pepita de ouro já achada no planeta. Ela tinha 72 quilos e 61 centímetros de comprimento. Aliás, isso prova como o ouro é realmente denso e pesado.

“Welcome Stranger”, considerada até então a maior pepita de ouro encontrada no mundo. Imagem: Museums Victoria/CC BY 4.0)

Valor da maior pepita de ouro do mundo

A descoberta da maior pepita de ouro do mundo aconteceu durante o processo de “corrida” pelo metal que foi registrado no planeta todo. Os nomes dos homens que a encontraram a maior de todas eram John Deason e Richard Oats. Não há registros fotográficos da pedra e ela teve que ser quebrada para ser pesada corretamente nas balanças daquele ano.

Naquele momento, os exploradores receberam 10 mil libras pela pedra, o que hoje seria o mesmo que receber 900 mil libras por ela. Contudo, se fosse descoberta hoje, alguns analistas acreditam que o preço seria maior do que o dobro disso.

Nova descoberta no Brasil

Como mencionado, a maior pepita de ouro do mundo foi quebrada para ser pesada e vendida na época. Por conta disso, a “joia natural” que carrega o título de maior do mundo hoje em dia é brasileira.

Chamada de pepita Canaã, a pedra foi encontrada em 1983 por Julio de Deus Filho, no Pará. Hoje ela está em exposição no museu do Banco Central, em Brasília, e pesa 60 quilos. Ela foi descoberta na Serra Pelada, que se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo. Foram extraídas quase 42 toneladas de ouro da Serra Pelada até o ano de 1992.

Confira a imagem:

Pepita Canaã agora é a maior pepita do mundo hoje (Imagem: Banco Central do Brasil)

Tecnologia para encontrar a grande pepita

No passado, a busca por uma pepita de ouro consistia em colocar a mão na lama. Hoje a tecnologia pode ajudar bastante. Foi o que aconteceu com Kevin Hillier. Ele encontrou a pepita chamada de Hand of Faith em 1980. Para isso, contou com a ajuda de um detector de metais. A pedra pesava 27 quilos e foi vendida por 1 milhão de dólares para ficar exposta em um cassino de Las Vegas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário